header top bar

section content

Vereadores e população lotam a Câmara de cidade do Sertão por providências contra a seca. Vídeo!

O vereador João Guimarães, idealizador da audiência, lamentou a ausência de alguns convidados, mas disse que sai da reunião com otimismo

Por

12/12/2015 às 16h15

Políticos, sociedade civil organizada, autoridades públicas e a população debateram sobre os problemas relacionados à seca no município de Itaporanga em audiência pública realizada na última quinta-feira (10) na Câmara Municipal da cidade. Alguns convidados importantes não compareceram. Entre eles, representantes dos dois principais órgãos de controle de água do Estado, a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba) e a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).

O prefeito Audiberg Alves esteve presente e se comprometeu a cobrar desses dois órgãos ações mais contundentes no combate aos efeitos da seca na região. Para se ter uma ideia, o açude Cachoeira dos Alves, que abastece Itaporanga e outros municípios da região, está com apenas 8,5% de sua capacidade. Por causa disso, Itaporanga é um dos municípios paraibanos que se encontram em estado de emergência decretado pelo Governo do Estado.

Veja mais:

? Com açude quase seco, sertanejos perdem a fé e profetizam: "O próximo ano será pior"

Multidão participa das festividades religiosas de Itaporanga; padre agradece à participação de todos

O vereador João Guimarães, idealizador da audiência, não ficou satisfeito com o público presente, lamentou a ausência de alguns convidados, mas disse que sai da reunião com otimismo. “O público não foi o que a gente esperava, mas as entidades deram a sua contribuição e, se Deus quiser, a gente vai abraçar essa causa e chegar a um objetivo maior”, declarou.

Já o vereador Ivanildo Costa foi menos diplomático e fez duras críticas aos governos das três esferas. “Nós não aguentamos mais enganação dos governos estadual, municipal e federal, já que o povo clama nos quatro cantos na nossa cidade em busca de soluções, de poços artesianos, para salvar a sede que vem assolando nossas famílias”, disse.

Ele também lamentou a ausência dos representantes da AESA e da Cagepa na audiência, mas classifica o encontro como “proveitoso". “Foi triste a falta de compromisso de dois setores importantes da nossa Paraíba, que foi um representante da Cagepa e um representante da AESA. Mas foi proveitoso. E torcemos que saia do papel.”

?

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: