header top bar

section content

Sem água, população tem medo de colapso e padre denuncia “derramado de sangue”. Veja

Com uma população de quase 150 mil habitantes, a região está no Sertão da PB e é composta por 18 municípios. Veja vídeo!

Por

01/12/2015 às 17h40

Durante dois dias, a equipe da TV Diário do Sertão percorreu mais de 300 quilômetros para realizar uma série de reportagens especiais sobre a seca no Vale do Piancó.

Com uma população de quase 150 mil habitantes, a região fica localizada no Sertão da Paraíba e é composta por 18 municípios, entre eles Conceição, Itaporanga, Piancó e Coremas. 

Durante a viagem, conhecemos a realidade da população do Vale do Piancó e seus clamores, entre eles, o pedido do padre Djacy Brasileiro para melhorar a segurança na região.

"O nosso Vale do Piancó está cansado, aterrorizado com tanta violência, com tanta morte. Basta abrir os sites e portais de nossa região que você vai ver essa situação, não só com relação a sangue derramado, mas também a violência no trânsito".

Outro apelo da comunidade é a melhoria e ampliação dos mananciais, que estão em situação crítica por causa da seca.

Em Conceição, o açude Serra Vermelha, que abastece a cidade, está com pouco mais de 10% da sua capacidade, dificultando a chegada de água em alguns localidades.

   

"Deste lado do asfalto pra cá não tem água de jeito nenhum", diz o morador de um dos bairros da cidade.

Já em Itaporanga a situação é pior. O açude de Cachoeira dos Alves está com menos de 8%, alcançando o nível morto do manancial e acabando com qualquer possibilidade de chegada de água nas residências.

 ?

"Está sem água aqui. Somos abastecidos pelo carro pipa", destacou o morador da Vila Mocó em Itaporanga.

No açude de Coremas, que abastece mais de 50 municípios na Paraíba e no Rio Grande do Norte, a situação não é nada animadora, pois o manancial está com apenas 11,7% da sua capacidade total.

 ?

"Nos meus 38 anos de idade nunca vi minha cidade numa situação como esta". Disse Isac Ferreira, de Coremas. 

Durante essa semana você vai ver imagens e entrevistas numa série de reportagens especiais sobre os principais mananciais do Vale do Piancó, além de ver matérias sobre a riqueza e valores desta gente. 

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: