header top bar

section content

Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realiza “Dia D” da Campanha Antirrábica

A Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realizou no última sexta-feira 27 de novembro o “Dia D” da Campanha Anti-rábica.

Por

30/11/2015 às 14h42

Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realiza “Dia D” da Campanha Antirrábica

A Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realizou no última sexta-feira 27 de novembro o “Dia D” da Campanha Anti-rábica. A vacinação foi gratuita e protege os animais contra a raiva, uma doença fatal causada pelo vírus Lyssavirus (Rhabdoviridae). A imunização de cães e gatos aconteceu em todos os PSF´S da cidade, Núcleo I, Núcleo II, Núcleo III e Praça de São Gonçalo.

De acordo com Jussara Queiroga responsável pelo Departamento de Vigilância de Saúde de Sousa, a vacinação é gratuita e deve continuar, é destinada apenas a cães e gatos a partir dos três meses de idade. “É uma doença transmissível e letal, atingindo o sistema neurológico. Hoje temos o controle da doença, mas ainda não há um tratamento. Então é fundamental que as pessoas que cuidam dos animais se preocupam com a imunização deles”, afirmou.

A Raiva
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.

A vacina é a única maneira de controlar a doença. Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: