header top bar

section content

UPA de Cajazeiras: mais de 113 mil atendimentos em dois anos de funcionamento

O objetivo é agilizar e melhorar a qualidade do exame e diagnóstico dos pacientes.

Por

26/11/2015 às 16h32

Upa - Divulgação

Nesta quinta-feira (26), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras está comemorando dois anos de funcionamento. Durante esse período, foram realizados mais de 113 mil atendimentos e 10 mil exames. Em 2015, o Governo do Estado investiu R$ 650 mil só na aquisição de novos equipamentos de Raio-X digital de alta resolução e aparelho de eletrocardiograma. O objetivo é agilizar e melhorar a qualidade do exame e diagnóstico dos pacientes.

Os equipamentos e aparelhos entregues pelo Estado vão beneficiar a população de 15 municípios da 9ª Gerência Regional de Saúde. A diretora da unidade, Carla Nogueira, lembrou ainda que logo após a inauguração da UPA, em 2013, o governador Ricardo Coutinho fez uma visita à unidade. Na ocasião, ele anunciou mais investimentos no local. Com isso, foi entregue uma ambulância toda equipada, além de instrumentais cirúrgicos.

O Governo do Estado também é responsável por todo custeamento da UPA de Cajazeiras. Isso representa um investimento mensal que ultrapassa R$ 300 mil para manutenção da unidade de saúde. Em dois anos de funcionamento, foram 113.504 atendimentos e mais de 10.800 mil exames laboratoriais, de Raio-X e eletrocardiograma realizados na unidade.

Outro avanço importante foi que a UPA de Cajazeiras foi habilitada pelo Ministério da Saúde para receber financiamento por meio do Governo Federal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de 2 de outubro de 2015. O documento representa mais investimentos na área da saúde de Cajazeiras.

Veja mais!

Diretora diz que UPA não é PSF e destaca novas conquistas para unidade de Cajazeiras

Em Cajazeiras funciona, mas Sousa amarga sem atendimento na UPA após inaugurada 2 vezes; São Bento na lista

? Há quase dois anos fechada, prefeito de Sousa anuncia data para reinaugurar UPA

?UPA de Sousa: Obra está totalmente irregular e Ministério da Saúde ordena vistoria. VEJA VÍDEO!

Maria de Fátima Souza, que estava acompanhando um paciente da zona rural de Cajazeiras, ressaltou a agilidade e qualidade do atendimento da UPA. “Antigamente, antes do governador Ricardo Coutinho nos mandar esse serviço, as coisas aqui eram bem mais difíceis. Às vezes, eu vinha para ser atendida e demorava bastante, por causa de pessoas com problemas mais graves que estavam em minha frente. Por prioridade, hoje com a UPA funcionando, a gente chega e é bem recebido. O atendimento é rápido, os profissionais são capacitados e eles têm um cuidado especial com a gente que tem mais idade”, comentou.  

Fortalecimento da saúde pública – A UPA Dra. Valeria Macambira Guedes fortaleceu o plano estadual de urgência e emergência na rede pública de saúde no Alto Sertão paraibano. Essa rede tem o Hospital Regional de Cajazeiras como referência em procedimentos de média complexidade.

Antes da UPA, o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) atendia cerca de 230 usuários por dia, incluindo pacientes até de outros estados vizinhos, como Ceará e Rio Grande do Norte. Depois de sua instalação, a Unidade de Pronto Atendimento se tornou referência em atendimentos de menor gravidade. Com isso, o HRC passou a se dedicar aos casos de média complexidade.

A Unidade de Pronto Atendimento soma seus atendimentos aos do Hospital Regional de Cajazeiras, Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), trazendo para a população pertencente aos 15 municípios gerenciados pela Nona Gerência Regional de Saúde um atendimento rápido, de qualidade e humanizado.

Estrutura –   A estrutura da UPA de Cajazeiras é composta por 40 salas. Entre elas estão, por exemplo, aquelas voltadas à Assistência Social; Classificação de Risco; consultórios médicos; Epidemologia; farmácia central; observação de adultos; repouso masculino e feminino; aplicação de medicamentos; curativos; eletrocardiograma; sala de exame Raio-X; entre outros espaços.

Ao todo são 101 servidores trabalhando na UPA de Cajazeiras. Esse pessoal inclui 12 médicos, três motoristas de ambulância, quatro vigilantes, seis técnicos de radiologia, oito recepcionistas, quatro porteiros, quatro maqueiros, dois auxiliares administrativos, quatro apoiadores, quatro copeiras, oito auxiliares de serviços, doze enfermeiros e trinta técnicos de enfermagem.

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: