header top bar

section content

Sexta é o Dia D de vacinação antirrábica na cidade de Sousa

A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Por

26/11/2015 às 14h41

Sexta é o dia de vacinação antirrábica em Sousa

O ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica em Sousa, será nesta sexta-feira (27/11) a partir das 08h às 17h, em vários pontos da cidade.  A imunização de cães e gatos acontecerá em todos os PSF’S – Programa Saúde da Família, na Secretaria de Saúde, Núcleo I, Núcleo II, Núcleos III e Praça de São Gonçalo. 

De acordo com Jussara Queiroga responsável pelo Departamento de Vigilância de Saúde de Sousa, a vacinação é gratuita e destinada apenas a cães e gatos a partir dos três meses de idade.  “É uma doença transmissível e letal, atingindo o sistema neurológico. Hoje temos o controle da doença, mas ainda não há um tratamento. Então é fundamental que as pessoas que cuidam dos animais se preocupam com a imunização deles”, afirmou.

A Raiva
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença. Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: