header top bar

section content

Veja como está a situação cada vez mais preocupante dos açudes do Sertão da PB. “Menos de 5% do volume”

O Sertão cada vez mais seco e os reservatórios praticamente vazios foi o que atestou a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado. Confira dados!

Por

17/10/2015 às 12h00

Reservatórios praticamente vazios foi o que atestou a Agência Executiva de Gestão das Águas

O Sertão cada vez mais seco e os reservatórios praticamente vazios foi o que atestou a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado. A AESA coletou dados esta semana dos açudes que abastecem as cidades de Itaporanga e Conceição, que constatou o nível mais baixo desde sua construção dos mananciais há mais de 30 anos.

O Açude de Cachoeira dos Alves, única fonte d’água disponível em Itaporanga caiu para 8,5%, o que corresponde a pouco mais de 900 mil metros cúbicos d’água. Em Conceição, o açude Serra Vermelha está com pouco mais de 12% de sua capacidade, o que representa menos de 1,4 milhão de metros cúbicos d’água. 

O governo do estado anunciou uma adutora de engate rápido para retirar água de Condado para Conceição e de Nova Olinda para Itaporanga, mas as obras ainda não começaram. 

Com a crise hídrica, a AESA passou a monitorar também o Açude Bartolomeu de Bonito de Santa Fé, região de Cajazeiras que já está bem abaixo do nível máximo de capacitação. O reservatório que pode armazenar mais de 17 milhões, atualmente está com milhões, o que representa 19%.

O açude de engenheiro Ávidos (Boqueirão), que fica localizado na Zona Rural de Cajazeiras, projetado para acumular 255 milhões de metros cúbicos de água, registra um dos volumes mais baixos de sua história e está com 20 milhões de metros cúbicos, o que representa 8% da sua capacidade. 

Já o açude de São Gonçalo, que abastece Sousa está com o volume mais crítico de todos os reservatórios. Com capacidade para armazenar mais de 44,6 milhões de metros cúbicos, atualmente está com pouco mais 2,17 milhões de metros cúbicos, 4,9% da capacidade total. O Governo do Estado inaugurou recentemente a adutora do Pintado para amenizar a crise hídrica da cidade de Sousa.

Na Paraíba existem 46 reservatórios em situação crítica, com menos de 5% do seu volume total. Outros 36 estão em observação, porque chegaram ao nível inferior a 20% do volume total.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: