header top bar

section content

Com ajuda da LBV, idosa vence a depressão e mostra por que vive a Melhor Idade

Ao comentar com a vizinha sobre seu desespero, foi orientada a procurar a Legião da Boa Vontade.

Por

29/09/2015 às 15h43

Em João Pessoa, PB, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade

A solidão, a perda de entes queridos, a falta de ânimo para sair de casa e o excesso de queixas foram alguns fatores que levaram Maria José Pereira de Freitas, de 64 anos, a desenvolver depressão. "Pensei até em desistir", relata, após relembrar o falecimento do seu filho mais velho, o que a deixou com a obrigação de criar os três netos.

Nascida em João Pessoa, capital da Paraíba, onde mora até hoje, Maria José não teve a infância de aprendizagem e lazer que gostaria, já que abandonou os estudos aos 13 anos para trabalhar. "Precisei parar no quarto ano da escola para ajudar meus pais dentro de casa."

Aos 19 anos de idade, casou-se e teve dois filhos com Ivan Gaspar, pintor da indústria em que ela trabalhava. Preocupada em fornecer o básico para a família, Maria José passava do seu horário de trabalho quase todos os dias, para garantir uma renda extra no final do mês. Em alguns dias, "dormia no emprego, saía de casa às 6 horas e voltava às 18 horas do dia seguinte".

Após muitos anos de sofrimento, Maria José achava que estava preparada para tudo de ruim que pudesse acontecer em sua vida, até o dia em que recebeu a notícia da morte de seu filho mais velho. "É uma dor muito grande. Nunca imaginava que passaria por isso na minha vida", conta, emocionada.

Cuidando de três crianças e sem o filho, que ajudava a sustentar a família, Maria José chegou a acreditar que o desafio seria impossível. "Chorava dia e noite sem saber o que fazer. Só vinham pensamentos ruins." Mesmo com tantos problemas, ainda restava esperança. Mas ela não imaginava que a solução podia estar tão próxima.

Ao comentar com a vizinha sobre seu desespero, foi orientada a procurar a Legião da Boa Vontade. Na Instituição, encontrou novamente motivos para não desistir. "Pedia a Deus todos os dias que iluminasse um lugar que eu pudesse frequentar para tirar esses pensamentos ruins da minha cabeça, e Ele mostrou a LBV", comemora, com satisfação.

Hoje, Maria José é integrante do programa Vida Plena, em que participa de atividades que respeitam e valorizam suas experiências, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, na capital paraibana. Além disso, ela também conta com a LBV atendendo a sua neta mais nova, Luana, de 10 anos, que faz parte do programa LBV — Criança: Futuro no Presente!, o qual oferece às crianças um ambiente saudável e seguro, promovendo a participação, o diálogo, a autonomia e a busca por conhecimento. "A Luana brigava muito com os irmãos dentro de casa. Depois que entrou na LBV, ficou mais calma, respeita mais eles, os amigos e ouve os meus conselhos."
 
O bem-estar que sentiu na Instituição e as atividades das quais participava também refletiram na sua saúde. "Eu vivia com problemas de coluna. Comecei a realizar movimentos na atividade física e, graças a Deus, eu não sinto mais nada, não sei pra onde foi", destacou.

Participante ativa das oficinas culturais de dança, canto e musicalização, no Centro Comunitário da LBV, ela garante: "Eu não me sinto mais uma pessoa velha, me sinto uma jovem na Melhor Idade".

Responsável pelos projetos de dança do grupo da Terceira Idade, a educadora social Jaciara Xavier ressalta a mudança na autoestima de Maria José: "A evolução dela é visível. Só vive com sorriso no rosto, sempre de bom humor".

De acordo com a assistente social da LBV na cidade, Janielen Cavalcante, "na LBV, o idoso é valorizado tendo em consideração sua história de vida e identificando oportunidades, para que ele vivencie a terceira idade de forma saudável e feliz".

Janielen também ressalta: "O acolhimento, a amizade, a atenção e o cuidado são essenciais para garantir que eles sejam respeitados, tenham seus direitos garantidos, a presença da família, quando possível, e o acompanhamento de profissionais capacitados".

Por onde passa, dona Maria José, hoje muito satisfeita, faz questão de compartilhar a alegria de fazer parte do grupo da Melhor Idade: "A LBV é uma família, está sempre presente na minha vida! Quando estou meio fraca e chego aqui, as educadoras me chamam pra conversar, me abraçam, dizem que estão aqui pra me ajudar e logo me recupero".

Em João Pessoa, PB, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua das Trincheiras, 703 — Centro. Para outras informações, ligue: (83) 3198-1500.

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: