header top bar

section content

Em sessão, vereadores homenageiam Maçonaria e Dia do Maçom Cajazeirense deve ser instituído

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado no dia 20 de agosto, e celebra o importante papel desta sociedade no processo de Independência do Brasil.

Por

25/08/2015 às 17h00

A Câmara Municipal de Cajazeiras, através de uma propositura do vereador Marcos Barros (PSB), realizou nessa segunda-feira (24) uma sessão especial para comemorar o Dia do Maçom Brasileiro. O plenário recebeu membros de lojas maçônicas da região e algumas das principais autoridades da Maçonaria do Estado da Paraíba. Além dos vereadores, outros representantes do poder público e da sociedade civil organizada também marcaram presença no evento.

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado no dia 20 de agosto, e celebra o importante papel desta sociedade no processo de Independência do Brasil.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o maçom Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Na sessão especial desta segunda-feira, além das homenagens ao Dia Nacional do Maçom, foi lançada uma proposta aos vereadores para instituir o Dia do Maçom cajazeirense. O vereador Marcos Barros deverá ser o dono dessa propositura, e a data ainda será decidida entre as lojas maçônicas da cidade e região.

Na ocasião da sessão, o advogado Antônio dos Anjos da loja José Rodovalho de Alencar usou a tribuna e disse que ser maçom é permanecer na luz. “Defender a família e a humanidade”, disse. 

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: