header top bar

section content

VÍDEO: Acadêmicas da UNISM falam sobre doença rara e confirmam seis casos em Cajazeiras

As discentes definiram de maneira precisa o significado da Mucopolissacaridose e relataram que na Paraíba há 50 casos da doença

Por Luiz Adriano

19/05/2022 às 18h28 • atualizado em 20/05/2022 às 17h57

As alunas do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Maria, agora Centro Universitário, em Cajazeiras, Gilmara Aquino e Ana Catarine, participaram do programa Balanço Diário na TV Diário do Sertão na edição desta quarta-feira (18), e abordaram sobre o tema relacionado a uma doença por nome de mucopolissacaridose, a qual pode ser chamada de forma abreviada por MPS.

As discentes discorreram sobre vários pontos importantes para esclarecimentos da doença. Gilmara Aquino definiu de forma científica e precisa.

Acadêmicas durante o programa Balanço Diário. (Foto: TV Diário do Sertão).

“É um conjunto de doenças que são doenças raras e hereditárias. Ela se dá através de ausência de enzimas que são responsáveis pela digestão de um açúcar, esse açúcar se chama mucopolissacarídeo, por isso o nome da doença. Quando se dá então a ausência dessa enzima, ela vai fazer com que ocorra o acúmulo desses açúcares no organismo, e esse acúmulo que é o prejudicial da doença, porque ele vai trazer diversas complicação em diversos sistemas do nosso organismo” detalhou.

Por sua vez, Ana Catarine falou sobre os dados da doença na Paraíba e em Cajazeiras. Segundo ela, a incidência da mucopolissacaridose aponta para 1 a 4 casos a cada 100 mil nascimentos. Na Paraíba, há 50 pacientes portadores da MPS, “o que é um número bem considerável para um estado”, disse. Ela informou que em Cajazeiras tem seis pacientes com a doença, os quais fazem a reposição enzimática.

Gilmara Aquino e Ana Catarine fazem parte do grupo de pesquisa e extensão da mucopolissacaridose, do Centro Universitário Santa Maria, de Cajazeiras.

Confira o programa Balanço Diário na íntegra com a abordagem completa sobre o tema, inclusive com outros entrevistados que são portadores da doença:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: