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UPA da cidade de Cajazeiras atende mais de 50 mil pessoas em apenas um ano de atividade. Confira!

A Unidade de Pronto Atendimento Dra. Valéria Macambira Guedes é mantida com recursos estaduais, com o objetivo de mediar as urgências e emergências.

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23/11/2014 às 13h29

Um ano de UPA na cidade de Cajazeiras. Veja!

Com uma média de atendimento mensal de 4.500 usuários, desde a sua fundação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras já atendeu 50.567 pessoas e realizou 7.185 exames laboratoriais, raios x e eletrocardiografias. Neste sábado (22), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu um café da manhã para comemorar um ano de atividades da unidade, aberta no dia 26 de novembro de 2013. O evento comemorativo reuniu autoridades locais, gestores e funcionários do serviço.

“Com a UPA houve uma melhora expressiva na assistência a saúde pública do nosso município e das localidades vizinhas. Isso é o resultado de um corpo de funcionários comprometido com o trabalho e também das parcerias realizadas entre Governo do Estado, Prefeitura e os serviços de saúde da cidade, trazendo como consequência o atendimento mais qualificado e humanizado”, disse a prefeita de Cajazeiras, Denise Oliveira.

A Unidade de Pronto Atendimento Dra. Valéria Macambira Guedes é mantida com recursos estaduais, com a finalidade de mediar as urgências e emergências, diminuindo as filas, compondo uma rede organizada de atenção as urgências. Para a gerente regional de saúde de Cajazeiras, Edjane Leite, a UPA atende uma expectativa de fortalecer a rede. “É mais um serviço de assistência prioritária para o usuário que funciona de forma bastante eficiente”, observou.

Uma das consequências dos serviços oferecidos pela unidade é o desafogamento do Hospital Regional de Cajazeiras. “É um equipamento de resposta muito rápida, com profissionais comprometidos e, como reflexo, há um melhor ordenamento da urgência do hospital e ajuda a própria atenção básica. A UPA representa mais saúde, mais atenção e mais vida”, ressaltou a diretora do Hospital Regional, Maura Sobreira.

A coordenadora geral da UPA, Carla Nogueira, disse que o sentimento é de gratidão. “Agradeço aos funcionários porque cada um dá o melhor de si e o resultado é o serviço de excelência que oferecemos à população”, declarou.

A UPA de Cajazeiras conta com uma equipe multiprofissional, composta por 165 funcionários, entre médicos generalistas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, apoiadores, maqueiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, técnicos de raio X, serviços gerais e motoristas. Para o médico João Paulo Pinheiro, o atendimento oferecido pela UPA beneficia a população com a rapidez e resolutividade na assistência e também o profissional. “Aqui temos suporte para um trabalho de forma adequada, de modo que o paciente é atendido, passa por exame, se for o caso, e ainda toma na própria unidade os medicamentos prescritos. Ao final, ele sai satisfeito porque teve o atendimento completo e o profissional também fica feliz por ser parte de um serviço que presta assistência tão humanizada”, disse.

A aposentada de 80 anos, dona Iraci Pereira, procurou a UPA porque sofreu uma queda e estava sentindo dores nas costas. Foi a segunda vez que esteve no serviço. “O atendimento daqui é ótimo. Antes, a gente só dependia das unidades de saúde, que muitas vezes não tem médico e nem exame. Aqui não falta nada disso”, falou.

Serviço de informações – Um diferencial adotado pela UPA de Cajazeiras é a implantação do serviço de informações sobre os perfis das unidades de saúde do município. A coordenadora do Serviço Social, Thayanne Nathanne, conta que, logo no início, houve divulgação nas rádios, nas comunidades e também junto aos profissionais do serviço, esclarecendo sobre os tipos de serviços oferecidos pela UPA, Hospital e Unidade de Saúde da Família. Ela destaca também as parcerias.

“Um dos fatores que ajudam no sucesso do nosso propósito de informar à população é a parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, os bombeiros, o Samu e o Hospital Regional, que tem um trabalho itinerante nas comunidades onde oferecem os serviços e aproveitam para informar sobre os perfis das unidades”, comentou.

Da Assessoria

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