header top bar

section content

Secretaria de Saúde de Sousa promove “Novembro Azul”

O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Por

14/11/2014 às 17h04

Novembro azul em Sousa. Confira aqui

Visando ampliar as ações e a cobertura da assistência à saúde do Homem, a Secretaria de Saúde promove a II Campanha "Novembro Azul" destinada ao público masculino.

Todas as Unidades Básicas de Saúde encontram-se equipadas para o atendimento aos homens sousenses, principalmente da faixa etária a partir dos 50 anos (público alvo da campanha mundial) no tocante a prevenção ao câncer de próstata e detecção de doenças crônicas degenerativas tais como hipertensão e diabetes, principal causa de mortalidade em nosso município.

Os profissionais médicos, diante da realização de avaliação das condições de saúde, solicitarão a realização do exame laboratorial de PSA, um dos procedimentos utilizados para a detecção precoce do câncer de próstata. Após a solicitação, o referido exame será marcado na própria Unidade de Saúde. Em seguida será garantida a consulta com o Urologista para atendimento dos casos alterados.

O dia "D" de mobilização será nesta segunda-feira, 17/11 a partir das 8 h, no calçadão do Centro de Sousa. Serão oferecidos atendimento médico e de enfermagem, verificação de pressão arterial, glicemia, avaliação antropométrica e nutricional, orientações sobre prevenção e encaminhamentos ao exame de PSA. Toda a equipe da Secretaria de Saúde está mobilizada para o atendimento, incluindo todos os serviços.

Como surgiu
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens.

O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Do Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: