header top bar

section content

Campanha de vacinação para cães e gatos 2014 começa nesta segunda em Sousa; Fique de olho!

A vacinação é gratuita e destinada apenas a cães e gatos a partir dos 3 meses de idade. Para vacinar, basta se dirigir ao posto de vacinação mais próximo

Por

20/10/2014 às 09h23

Campanha de vacinação para cães e gatos começa nesta segunda (20)

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Sousa, por meio da Vigilância de Saúde Municipal, dá início a Campanha de Vacinação Anti-rábica 2014 para cães e gatos. A princípio, a imunização acontece nos distritos da cidade. No próximo mês, inicia-se a campanha dentro do município.

A importância da campanha é grande, já que a raiva pode ser transmitida pelos animais ao homem. A doença apresenta elevada mortalidade, chegando a quase 100% nos animais que desenvolvem a doença. Cães e gatos, em especial os que vivem em áreas rurais, estão mais propensos a contatos com morcegos e canídeos silvestres e, por isso, mais expostos ao contágio.

A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado. Há duas formas de raiva canina: a furiosa, que se caracteriza por inquietação, tendência ao ataque, dificuldade na alimentação e latido bitonal; e a forma muda, com inquietação, ausência de ataque e tendência a se esconder. Nas áreas rurais, além de cachorros e gatos, bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos também podem ser acometidos pela doença.

A vacinação anti-rábica é gratuita e destinada apenas a cães e gatos a partir dos 3 meses de idade. Para vacinar os animais, basta se dirigir ao posto de vacinação mais próximo.

Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: