header top bar

section content

Açude da cidade de Cajazeiras começa acumular água, mas situação ainda é crítica. Confira dados!

Nesse dia 16, o açude de Boqueirão de Piranhas amanheceu com 31 milhões e 90 mil metros cúbicos de água, que representa 12,2% de sua capacidade, que é de 255 milhões.

Por

19/04/2014 às 13h04

Açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas)

Os açudes de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz tomaram água em decorrência das chuvas registradas principalmente nos dias 11, 12 e 13 deste mês, caída nas cabeceiras dos Rios do Peixe e Piranhas.

Nos últimos dias, o açude de Boqueirão de Piranhas tomou água suficiente para abastecer a cidade de Cajazeiras por quase três meses, tendo em vista que o consumo mensal da cidade é de 600 mil metros cúbicos de água.

O que se espera é que no restante de abril, maio e junho, o manancial tome água suficiente para garantir o abastecimento d’água da cidade durante o ano todo e ainda para liberar água para o abastecimento da população ribeirinha, além de projetos de irrigação que produzem arroz, macaxeira, frutas e verduras e o Perímetro Irrigado de São Gonçalo, que produz coco e banana.

Segundo dados da EASA (Agência de Águas do Estado) da Paraíba entre os dias 11 e ontem, dia 16, o Açude de Boqueirão de Piranhas, que abastece a cidade de Cajazeiras, recebeu 1 milhão 541 mil metros cúbicos de água nova. Para abastecer Cajazeiras por um período de três meses são necessários 1 milhão e 800 mil metros cúbicos. Com mais 259 mil teremos água para abastecer a cidade, por três meses.

Nesse dia 16, o açude de Boqueirão de Piranhas amanheceu com 31 milhões e 90 mil metros cúbicos de água, que representa 12,2% de sua capacidade, que é de 255 milhões.

Lagoa do Arroz
Já o açude de Lagoa do Arroz, no dia 09, estava 11 milhões 404 mil metros cúbicos de água e ontem, dia 16, estava com 13 milhões 292 mil metros cúbicos, um acúmulo de 1.888 mil metros cúbicos de água, portanto, quase 2 milhões. A barragem de Lagoa do Arroz abastece as cidades de Bom Jesus e Santa Helena e alimenta projetos de irrigação por meio de um canal e também do Rio do Peixe.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: