header top bar

section content

Cajazeiras registra chuvas dentro da média, mas principal açude continua em situação crítica

Em Cajazeiras, o reservatório Engenheiro Ávidos comporta 255 milhões de metros cúbicos e está com 11,6% de sua capacidade

Por

11/04/2014 às 15h24

Chuvas estão na média em Cajazeiras

Duas cidades do Sertão paraibano já acumularam mais de 600 milímetros de chuva em 2014. Cajazeiras (632.4mm) e Patos (618.5mm) lideram o ranking elaborado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Com as precipitações, os maiores açudes desses municípios saíram da situação crítica (menos de 5% da capacidade) e voltaram a abastecer a população.

Em Cajazeiras, o reservatório Engenheiro Ávidos comporta 255 milhões de metros cúbicos e está com 11,6% de sua capacidade. Em Patos, a barragem Farinha pode acumular mais de 25 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 22,9% da capacidade. Também foram registradas chuvas significativas na cidade de Teixeira, onde o açude Bastiana está com 259 mil metros cúbicos, ou seja, 20,4% do reservatório.

“A chuvas se caracterizaram por ocorrerem de forma isolada principalmente entre os períodos da tarde e noite, quando aconteceram pancadas de intensidade moderada a forte. Como é normal para esta época do ano, os Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis e a Zona de Convergência Intertropical foram os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas ocorridas no período”, explicou o gerente do setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

Previsão – O prognóstico climático para as próximas 24 horas (a partir das 9h desta sexta-feira) é de chuvas isoladas. “Poderãoocorrer precipitações de intensidade moderada a forte em pontos isolados no setor centro/oeste da Paraíba: Cariri, Sertão, e Alto Sertão”, informou a meteorologista Marle Bandeira. Outras informações sobre tempo e clima da Paraíba podem ser acessadas na página da Aesa na internet. O endereço é www.aesa.pb.gov.br.
 
Confira a previsão detalhada para cada região:

Litoral

Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.

Max.: 30°C

Min.: 25°C

Brejo

Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora.

Max.: 29°C

Min.: 20°C

Agreste

Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora.

Max.: 30°C

Min.:21°C

Cariri/Curimataú

Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas localizadas no fim do dia.

Max.: 33°C

Min.: 21°C

Sertão

Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Max.: 36°C

Min.: 23°C

Alto Sertão

Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Max.: 35°C

Min.: 22°C

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: