header top bar

section content

Sousa elege educação, saúde e saneamento básico entre as prioridades do Orçamento Democrático. Veja fotos!

A população fez reivindicações para melhorias estruturantes de estradas, saneamento básico e também agradeceu os investimentos dos últimos anos

Por

24/03/2014 às 10h50

A população fez reivindicações durante o Orçamento Democrático (Foto: Secom/PB)

Saúde, educação e saneamento básico. Essas foram as prioridades elencadas pela população da 10ª Região Geoadministrativa, polarizada pela cidade de Sousa, na segunda audiência regional do ciclo 2014, do Orçamento Democrático Estadual (ODE), realizada nesse fim de semana. A audiência aconteceu no ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio das Freiras).

O encontro reuniu as populações dos nove municípios que compõem a região (Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Vieirópolis e Aparecida) e contou com participação de mais de mil pessoas, além da interação através da transmissão, ao vivo, pela internet.

Além de eleger as prioridades, a população também teve a oportunidade de dialogar diretamente com o governador Ricardo Coutinho, que apresentou todos os investimentos realizados na região e deliberou assinaturas de ordens de serviços e entrega de concessões de títulos de posse de imóveis.

“Essa é a 49ª audiência do Orçamento Democrático Estadual, desde 2011. São mais de 100 mil pessoas que já participaram desse processo de empoderamento popular. São pessoas que saem de suas casas para dialogar diretamente com a administração pública estadual. Essa é a democracia participativa que este governo vem implantando”, destacou Ricardo Coutinho.

No diálogo, a população fez reivindicações para melhorias estruturantes de estradas, saneamento básico e também agradeceu os investimentos dos últimos anos.

“Venho do movimento comunitário e sindical, também estou como conselheiro do Orçamento Democrático e represento o povo da minha região. Vim hoje para, primeiramente, parabenizar o número de obras que este governo vem fazendo, não só na nossa região, mas em toda a Paraíba. Quero reivindicar a construção da estrada da Ramada e uma ação educativa ambiental para nosso município”, disse Raimundo José, morador de São Francisco.

A gestora escolar, Marília Soares, também aproveitou a plenária para agradecer os investimentos para a educação. “Esse é um momento de agradecer ao governador por tudo o que ele vem investindo na educação em nossa região. São equipamentos e utensílios para nossas escolas, além da entrega dos tablets para os professores. Tudo isso é fato público e notório”, disse a gestora.

O governador Ricardo Coutinho finalizou a audiência respondendo às solicitações da plenária e adiantou que abrirá um novo concurso público para a Polícia Militar da Paraíba e estará iniciando um novo cronograma do programa Caminhos da Paraíba II, com mais investimentos para a construção e recuperação de estradas.

Também fez referências às comunidades ciganas da região de Sousa. Ele ainda iniciou a entrega de R$ 120 mil, através do programa Empreender Paraíba, além de incentivos para a formação educativa e ainda irá destinar recursos para a construção de casas.

As próximas audiências regionais acontecem na sexta-feira (28), em Mamanguape (14ª Região) e no sábado (29), em Guarabira (2ª Região). Todas as audiências têm início às 19h.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom/PB

Tags:
Recomendado pelo Google: