header top bar

section content

Chuvas continuam no município de Cajazeiras; Cidade da região registra 145 mm

Em Engenheiro Ávidos, foram registrados 42 mm, e o acumulado do ano passou de 42,6 mm, para 84,6 mm.

Por

20/03/2013 às 17h35

Mais um dia de chuva na cidade de Cajazeiras e região. Foi assim que amanheceu esta quarta-feira (20), para a satisfação dos produtores e agricultores que tanto aguardavam por um “milagre”, pois há mais de dois meses, mesmo no período de inverno não chovia na localidade.

Os agricultores acordaram cedo e mesmo debaixo de chuva foram para suas lavouras iniciar o plantio de milho e feijão, na esperança ainda, de uma boa colheita.

Cajazeiras amanheceu chovendo e marcou 15 mm. Já em Engenheiro Ávidos, foram registrados 42 mm, e o acumulado do ano passou de 42,6 mm, para 84,6 mm.

Em Bonito de Santa Fé choveu 73,4 mm. Em Bom Jesus 22,8 mm. Em São José de Piranhas foram registrados 125 mm. Já em Carrapateira, populares informaram que os índices pluviométricos desta quarta chegaram a 145 mm, o maior da região de Cajazeiras.

Entenda
Neste “Dia de São José”, que é comemorado em 19 de março, os agricultores e produtores da região sertaneja amanheceram agradecendo ao Santo, pois choveu em praticamente todos os municípios.

Segundo a tradição, se chover no dia 19 de março, o ano será de muita chuva e fartura. Em meio as notícias de falta de chuva e racionamento de água, o Sertão amanheceu feliz nesta terça-feira, com registro de bons índices pluviométricos.

Na região de Cajazeiras, totalizando os 15 municípios choveu 389,7 somente no “Dia de São José”. No município de Cajazeiras, segundo a Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), choveu 50,1mm, ficando com um acumulado anual de 54,9mm.

Em Engenheiro Ávidos, onde fica localizado o manancial que abastece a cidade, foram registrados 37,7 mm, e o acumulado do ano 42,6 mm.

Em Bernardino Batista foram registrados 34 mm. Em Bonito de Santa Fé 33,5 mm. Em Bom Jesus 33,5 mm. Em Monte Horebe 3,1 mm. Em Poço Dantas 26 mm. Em Poço José de Moura 84 mm. Em Santa Helena 43 mm. Em Uiraúna 41 mm e em São João do Rio do Peixe 75 mm.

Segundo informações de moradores, em algumas comunidades, os açudes ficaram cheios e bem próximos da sangria.

Na região de Sousa não foi diferente, choveu em todas as cidades e animou os agricultores que começaram o plantio. Os produtores também gostaram das chuvas e disseram que é mais uma esperança para o homem do campo.

Confira na sua cidade quanto choveu!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: