Boa: Sertanejos driblam seca e agricultores exportam frutos para Europa. Veja vídeo!
Na Paraíba, a reportagem mostrou duas realidades. No Cariri do Estado a matéria exibiu exemplos de degradação e no Sertão, de preservação.
A afiliada da Rede Globo de Televisão na Paraíba exibiu nessa terça-feira (19), uma matéria a cerca dos efeitos da seca no Nordeste e as degradações ao Meio Ambiente.
Na Paraíba, a reportagem mostrou duas realidades. No Cariri do Estado a matéria exibiu exemplos de degradação do meio e das espécies. Já no Sertão, veio o exemplo de preservação.
A fazenda na cidade de Santa Terezinha, região de Patos foi cenário da reportagem, onde foi construído um açude com 11 metros de profundidade para evitar a evaporação e toda mata no entrono do manancial foi preservada.
As mangueiras da fazenda, mesmo sem chuvas darão muitos frutos, pois são irrigadas periodicamente.
Emanoel Manga, o administrador da fazenda explicou que não utiliza energia elétrica, porque a irrigação é por gotejamento.
Segundo o administrador, mesmo nesse período de estiagem, vai exportar 120 mil caixas da fruta para Europa.
Já na região de Teixeira e Matureia, uma ONG coordena a captação de água das chuvas para as cisternas. O agricultor José de Anchieta, morador no Sítio Riacho das Moças, tem quatro sistemas de captação de água, que abastece a família inteira e serve para os animais em qualquer época.
O coordenador da ONG, José Dias Campos, informou que dá apoio técnico há mais de 30 famílias na região sertaneja.
“É preciso recurso para garantir tecnologia social às famílias de acordo com os potenciais de cada localidade” Disse Dias
Veja vídeo da TV Paraíba:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário