header top bar

section content

Governo Federal promove evento na Paraíba sobre oportunidades da transposição do Rio São Francisco

A Paraíba foi escolhida para abrir a rodada de workshops, por ter sido o primeiro Estado a assinar convênios para obras complementares do projeto.

Por

25/11/2011 às 16h55

Na próxima segunda-feira (28), a Paraíba sediará o primeiro Workshop sobre Oportunidades e Impactos do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O evento acontece a partir das 14h, no auditório do Sebrae, em João Pessoa, e tem promoção do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. O objetivo é discutir ações voltadas à cadeia produtiva que será contemplada com a transposição.

De acordo com o secretário estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo Lins Filho, o objetivo do workshop é ouvir a sociedade e representantes de órgãos públicos sobre os rumos da implantação do projeto de transposição das águas do São Francisco na Paraíba. "A ideia principal é discutir, sugerir e apresentar propostas para que o Governo Federal possa incorporá-las ao seu planejamento”, explicou.

Evento
Além da Paraíba, o evento será realizado em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, em outras datas. A escolha da Paraíba para abrir a rodada de workshops do aconteceu, conforme explicou João Azevêdo, pelo fato de ter sido o primeiro Estado a assinar convênios para obras complementares do projeto. "A expectativa é de que também sejamos o primeiro Estado a dar resposta efetiva para as obras de transposição do São Francisco, que é a utilização da água”, destacou o secretário. Segundo ele, o intuito do workshop é apresentar ao Governo Federal programas complementares voltados para toda a cadeia produtiva.

O evento na Paraíba contará com a presença do secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Augusto Wagner Padilha Martins; do diretor do Departamento de Projetos Estratégicos e coordenador geral do Projeto do São Francisco, Marcelo Pereira Borges; do secretário executivo do Conselho Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco do Ministério da Integração Nacional, José Luis de Sousa; e do assessor especial do ministro da Integração, José Machado.

Obras complementares
As obras complementares do projeto competem aos Estados a serem beneficiados pela transposição do São Francisco. A Paraíba é responsável, principalmente, pelas obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água, adutoras, canais e irrigação. Todos esses segmentos já se encontram em andamento.

A grande obra para distribuição das águas do São Francisco na Paraíba será o canal Acauã/Araçagi que, com 112,5 quilômetros de extensão, seguirá até o Rio Camaratuba. Quanto às adutoras, a Paraíba está trabalhando na elaboração do termo de referência para a contratação do projeto.

O Governo do Estado também já apresentou 51 projetos de esgotamento sanitário ao PAC Funasa, grupo 3. Desse total, 35 foram recomendados e estão atualmente em fase de análise, aguardando aprovação. Ainda na primeira semana de dezembro, o Governo Federal deve divulgar os municípios aprovados já na primeira etapa, com implantação do sistema de esgotamento sanitário integral.

Previsão para 2014
As obras do Projeto São Francisco estão sendo retomadas em alguns lotes, todos a cargo do Governo Federal. Do cronograma repassado à Paraíba, a previsão é de que até o final de 2014, o Eixo Leste – o primeiro do Projeto – já esteja levando água para a barragem de Poções, na região de Monteiro. "A partir disso, vamos começar a fazer o trabalho de distribuição dessas águas dentro da Paraíba”, destacou o secretário.

Da secom
 

Tags:
Recomendado pelo Google: