header top bar

section content

Câmara cria comissão para tentar barrar fechamento de clínica; Proprietários insinua perseguição política

A clínica Santa Helena pode ser fechada em Cajazeiras caso não se adéqüe aos moldes do Ministério da Saúde. Vereadores estão mobilizados. Veja!

Por

10/11/2011 às 19h58

A Câmara Municipal de Cajazeiras realizou esta semana uma sessão especial para discutir o possível fechamento da Clínica Psiquiátrica Santa Helena, de propriedade do cajazeirense Dr. Pessoa. A Clínica está ameaçada de fechamento, caso não se adéqüe aos moldes do Ministério da Saúde, estabelecendo que a internação do paciente deve ser em último caso, pois, a clínica precisa trabalhar a família e o próprio paciente através de conversas e terapias.

A sessão especial foi proposta pela vereadora Léa Silva (PSDB) e contou com a participação do proprietário, do Secretário de Saúde do Município, Pablo Leitão, do proprietário da clínica e da sociedade cajazeirense.

O tema está gerando muita polêmica na cidade e nessa sessão foi criada uma comissão formada pelo presidente da Câmara, o vereador Marcos Barros (PSB), pelo médico Paulo e pelo proprietário do estabelecimento, que juntos vão conversar com a gerente da Nona Regional de Saúde, Maura Sobreira e defender que sejam implantados leitos na clínica e que haja a preservação dela pela história que tem no atendimento psiquiátrico a região de Cajazeiras.

Legislativo
Marcos Barros disse que é a favor da proposta da gerente da regional de saúde em construir um CAP´s 3 na cidade, desde que mantenha a clínica funcionando. “Temos certeza que a clínica do Dr. Pessoa vai continuar funcionando”.

Ouça o áudio!

Município
O Secretário de Saúde do município afirmou que defende a continuidade dos atendimentos da clínica Santa Helena e não é a favor do fechamento de nenhuma unidade de saúde. “Temos que estabelecer uma rede de saúde mental para a região e a Santa Helena vem desenvolvendo um trabalho essencial a nossa população”.

Pablo defende que haja uma movimentação popular contra o fechamento da clínica do D. Pessoa. “Esperamos que a sociedade possa se mobilizar para não perder uma instituição que funciona há décadas". Frisou o secretário

Ouça áudio!

Dono
O proprietário da unidade informou que a clínica já funciona com dificuldades por falta de recursos e agora pode ser fechada. Dr. Pessoa disse que acha estranho essa problemática somente em Cajazeiras, pois na cidade de João Pessoa existem seis hospitais psiquiátricos e ninguém quis fechar nenhum ainda.

“Vejo que a coisa é mais localizada, porque em Campina Grande também tudo funciona bem”. Insinuou Dr. Pessoa.

Ouça áudio!

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: