API repudia ação de vereador; imprensa da PB se solidarizam com colega agredido. Áudios
O jornalista do Sistema Correio disse que o vereador foi tresloucado. A API disse que ele não é digno da função.
A presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sitônio, afirmou nesta terça-feira (13), que enviou uma Nota de Repúdio a Câmara Municipal de Cajazeiras acerca da agressão praticada pelo vereador Raimundo Nonato (Raimundinho – PP), contra o radialista da cidade de Cajazeiras, Alberto Dias, após a sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira (12).
"Mandei uma nota ao presidente da Câmara através do e-mail e venho a público dizer do meu repúdio contra a agresão sofrida por nosso colega radialista". Assegurou Marcela.
Ouça o áudio!
Diretor de imprensa da API
O diretor de imprensa da Associação Paraibana de Imprensa (API), Edmilson Pereira, também repudiou a atitude do parlamentar cajazeirense.
“Deixo aqui meu repúdio, meu protesto e minha indignação contra esse vereador”. Declarou o diretor
Edilson disse que Raimundinho não é digno de representar o povo de Cajazeiras, pois a cidade é conhecida nacionalmente como a terra da cultura e berço da educação, por isso não poderia comportar vereador com esse perfil.
“Infelizmente Cajazeiras ainda comporta esse tipo de pessoas que se dizem representantes do povo”.
Ouça o áudio!
Heron
O jornalista Heron Cid, do Sistema Correio de Comunicação e diretor geral do portal MaisPB, disse que ficou constrangido com ocorrido, pois o profissional da imprensa estava apenas fazendo o seu trabalho e foi agredido pelo vereador.
“Isso nos deixa profundamente consternados com o ato tresloucado perpetrado por uma autoridade contra um profissional da imprensa, que estava no uso das suas funções”. Disse Heron.
Ouça o áudio!
Nilvan
O radialista cajazeirense Nilvan Ferreira também prestou solidariedade a Alberto Dias. “Sou defensor de que o exercício da atividade jornalística não pode ser de forma nenhuma ferido, cerceado nem tumultuado”. Frisou o cajazeirense
Ouça áudio!
O agredido
Alberto explicou que antes da sessão conversou com o vereador e este afirmou não queria seu afastamento da Câmara municipal. “Ele disse que não queria se afastar da câmara. Agora só tenho a lamentar a posição de Raimundinho, que estava bastante nervoso e veio me agredir”. Lamentou Alberto
Ouça áudio!
O outro lado
O vereador Raimundinho disse a reportagem do Diário do Sertão que não houve agressão contra o radialista. "Alberto usou o meu nome na Rádio para dizer que eu não queria que minha licença fosse aprovada, mas eu disse a ele que sou a favor do meu afastamento da câmara". Frisou o parlamentar.
Ele afirmou ainda, que tem muito respeito por Alberto e por toda imprensa e não seria capaz de agredir ninguém.
Veja vídeo!
Veja de repudio enviada pela Associação Paraibana de Imprensa a Presidencia da Câmara.
Exmo. Sr. Presidente.
A Associação Paraibana de Imprensa (API) repudia a agressão física praticada pelo vereador Raimundo Nonato (PP) contra o radialista Alberto Dias, da Rádio Alto Piranhas, o que nos causa indignação.
É inadmissível que políticos eleitos para defender os interesses do povo, estejam submetendo os profissionais que fazem a cobertura jornalística na Câmara de Cajazeiras a humilhações, na medida em que reagem com ameaças, força bruta ou agressão verbal ao receber criticas sobre a atuação parlamentar.
A violência nunca foi prova de força, mas sim, arma de covardes que se utilizam do uma suposta supremacia para intimidar os mais fracos, numa relação de desigualdade. A imprensa tem um papel importante nas sociedades democráticas de denunciar fatos, cobrar ações dos segmentos políticos, sociais e econômicos que garantam, efetivamente, a cidadania de todos. Tentar impedir tal função, é falta de espírito democrático e uma afronta à liberdade de expressão.
Esperamos civilidade, decoro e respeito aos profissionais de imprensa. As insatisfações devem ser resolvidas através do diálogo, no campo das idéias, nunca à base de agressões de ambas as partes.
Solicitamos o empenho de Vossa Excelência, no sentido de estabelecer garantias para que a imprensa exerça seu trabalho na Câmara de Cajazeiras sem constrangimentos.
João Pessoa, 13 de setembro de 2011.
Marcela Sitônio
Presidente da API
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário