header top bar

section content

Hospital inaugura modelo inglês de atendimento e se prepara para implantação de Centro Cirúrgico

Segundo a diretora do HRC, Emmanuelle Lira Cariry, esse tipo de atendimento nos moldes do modelo inglês chamado Protocolo de Manchester.

Por

22/08/2011 às 09h50

Depois de um investimento de R$ 85 mil na recuperação de sua estrutura física, o Hospital Regional da cidade de Cajazeiras (HRC) adotou uma nova modalidade de atendimento aos pacientes baseado no acolhimento por classificação de risco.

Segundo a diretora do HRC, Emmanuelle Lira Cariry, esse tipo de atendimento nos moldes do modelo inglês chamado Protocolo de Manchester (estratificação de risco de doenças por cores), tem por objetivo melhorar o atendimento da principal Casa de Saúde da região.

Emmanuelle disse que o Acolhimento por Classificação de Risco consiste num sistema mais organizado, que prioriza o estado de saúde do paciente, mas os níveis de urgência e emergência passam a ser separados por cores.

A diretora explicou que nesse novo sistema, os pacientes em estado mais grave (situação de emergência) receberão pulseiras na cor vermelha e serão atendidos imediatamente. Os pacientes em estado menos grave, por sua vez, receberão pulseiras amarelas e terão a outra prioridade.

Quanto aos pacientes que não apresentarem estado tão grave e que tenham possibilidade de aguardar, estes receberão pulseiras verdes. Já os pacientes que apresentarem casos que podem ser resolvidos em PSF (Posto de Saúde da Família) receberão pulseiras azuis e terão que aguardar todos os demais atendimentos.

Centro Cirúrgico
O HRC vai ganhar também novo Centro Cirúrgico. De acordo com Emmanuelle, o processo, que foi aprovado na Plenária do Orçamento Democrático realizada no dia 30 de abril, se encontra em fase de definição do projeto arquitetônico e, conforme ressaltou a diretora do hospital, deverá ser executado em conjunto com os projetos dos hospitais de Patos e de Sousa. “Temos planos de pelo menos até setembro começarmos a licitar essas obras”, comentou Emmanuelle Cariry, adiantando que, na nova estrutura, o atual Centro Cirúrgico passará a funcionar como Centro Obstétrico, e a UTI atual funcionará como UTI Neo-Natal.

Articulação com os municípios
Integrado à agenda de compromissos do governador Ricardo Coutinho em Cajazeiras, o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Sousa, destacou como investimento mais importante da atual administração na área de Saúde a articulação junto aos municípios no sentido de reforçar a saúde pública em cada região. Esse apoio aos municípios na estruturação dos serviços e tem dado uma à população acesso mais qualificado do que a que existia antes na saúde pública.

“Os investimentos que nós estamos fazendo têm esse rumo. As próprias Gerências Regionais de Saúde têm essa orientação, e todos os investimentos serão muito articulados com os municípios”, enfatizou. Sobre a nova modalidade de classificação de risco e acolhimento adotada pelo Hospital Regional de Cajazeiras, o secretário afirmou que com ela a população passa a contar com uma nova referência de atendimento.

DIÁRIO DO SERTÃO com secom

Tags:
Recomendado pelo Google: