header top bar

section content

Governo instala em Cajazeiras neste sábado o programa social “Praça da Gente”

Maranhão chegará a Cajazeiras no inicio da manhã, onde participará de todas as atividades do programa”Praça da Gente” e ao meio dia reunirá toda a imprensa sertaneja em uma confraternização.

Por

03/12/2009 às 18h50

O governador José Maranhão anunciou que neste sábado (05) o Governo do Estado instala na cidade de Cajazeiras o “Projeto Praça da Gente”. “Nossa programação é levar esses serviços a todos os municípios do Estado da Paraíba, já temos aí dezenas de pedidos e vamos atendendo”, revelou Maranhão”. 

Na “Praça da Gente” as pessoas recebem serviços médicos, documentos do cidadão como CPF, carteira de identidade, dentre outros. Distribuição de alevinos, para peixamento dos açudes, é uma outra ação do programa. “É uma autêntica feira de serviços da cidadania”, avalia o governador. Em Cajazeiras houverá casamento coletivo de cerca de 200 casais. 

Constam do programa a instalação de barracas e de toda estrutura de apoio, como ambulâncias do Corpo de Bombeiros e outros serviços que serão levados por parceiros.O tema é ‘Saúde e cidadania para todos’, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, com o atendimento à população. 

Saúde
Nas edições da “Praça da Gente” a população tem acesso a consultas em clínicas de mastologia, dermatologia e oftalmologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, teste rápido da Aids; escovódromo; coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água. Idosos, gestantes e adolescentes terão atendimento exclusivo na ‘Praça da Gente’. 

Ainda são oferecidos serviços de cidadania e lazer. Documentos para casamentos, divórcios, averbações, aposentadorias e outros benefícios. Outro benefício é a distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura, capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos para os interessados. As pessoas também podem assistir a shows musicais, cinema, apresentação de palhaços, malabaristas e bonecos além de terem noções sobre o controle de poluição sonora e oficinas de educação ambiental, ações de inclusão social e acolhimento infantil. 

Acontecem ainda cursos de primeiros socorros e simulação de incêndio. Aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas. 

Parcerias

Essa iniciativa do Governo do Estado conta com a participação das Secretaria de Estado da Saúde (incluindo toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen), de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; além Casa Civil do Governador. 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema); Polícia Militar, Corpo de n Bombeiros, Emater, Empasa, Emepa, Funesc, Detran, Cagepa, DER, Cendac, Codata, Ouvidoria Pública, Defensoria Pública, Secretaria de Comunicação Institucional através da Rádio Tabajara e do Jornal A União, além dos parceiros INSS, Ministério Público do Estado e as prefeituras dos municípios onde o projeto se instalar. 

Em Cajazeiras, a prefeitura através de suas secretarias está também sendo uma grande parceira, nas ações que estarão sendo oferecidas a população.

O governador Maranhão chegará a Cajazeiras no inicio da manhã, onde participará de todas as atividades do programa” Praça da Gente” e ao meio dia reunirá toda a imprensa sertaneja em uma confraternização que acontecerá no Clube Campestre Cajazeirense.

Da Redação do Diário do Sertão
Com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: