header top bar

section content

Prefeitura de Cajazeiras prepara comemoração pelos 146 anos de fundação

A terra que ensinou a Paraíba a ler, como é conhecida a Cajazeiras do Padre Rolim, dentro em breve completará 146 anos de emancipação. O aniversário é comemorado no dia 22 de agosto, mas a Prefeitura, através da secretaria de Educação do município, preparou uma semana inteira de celebração, com uma programação prevista para começar […]

Por

08/08/2009 às 18h22

A terra que ensinou a Paraíba a ler, como é conhecida a Cajazeiras do Padre Rolim, dentro em breve completará 146 anos de emancipação. O aniversário é comemorado no dia 22 de agosto, mas a Prefeitura, através da secretaria de Educação do município, preparou uma semana inteira de celebração, com uma programação prevista para começar na segunda (17) e se estender até o domingo (22).

O padre Inácio de Souza Rolim, considerado o fundador do município, será o grande homenageado devido à sua importância na construção da identidade e desenvolvimento do município de Cajazeiras.

Localizada no extremo ocidental do estado paraibano, a origem da cidade de Cajazeiras está ligada à "Escolinha de Serraria", criada por volta de 1829 pelo padre Inácio de Souza Rolim, no sertão nordestino. A escola conseguiu atrair estudantes de vários municípios circunvizinhos e até de outras províncias, em razão do referencial em educação que se tornou. Em função da grande movimentação, Cajazeiras se desenvolveu e sua história hoje explica a frase “a terra que ensinou a Paraíba a ler”. Para homenagear a figura do padre Rolim, nascido no dia 22 de agosto de 1800, a prefeitura de Cajazeiras programou uma semana de apresentações culturais, que inclui seminários sobre o padre Rolim, até apresentções de dança e música, além de desfile e hasteamento de bandeiras.

Para o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (PSB), a celebração é importante porque reacende a história do município entre as pessoas mais maduras e ensina os mais jovens. “A prefeitura desenvolveu uma programação cultural para homenagear a pessoa mais importante da história de Cajazeiras. Os que ainda são muito jovens e não conhecem a história, aprenderão com as apresentações e quem conhece vai relembrar” , disse Léo. “A história do nosso municipio é bastante interessante porque difere um pouco dos outros municipios. Nossa identidade e fundação está voltada para a educação”, completou o prefeito.

De acordo com a programação, as homenagens à cidade e ao padre Rolim ocorrerão em todos os períodos. Pela manhã, a programação será com as escolas. À tarde acontecerão a inauguração de obras diversas e à noite haverá apresentações culturais na praça da matriz. A programção também inclui palestras nas escolas sobre a história de emancipação de Cajazeiras durante toda a semana, entre os dias 17 e 22 de agosto. Na segunda (17) ocorrerá a abertura das celebrações com uma solenidade no Paço Municipal, com a participação de estudantes de escolas municpais, que farão o hasteamento de bandeiras.

Fonte:News Comunicação

Tags:
Recomendado pelo Google: