header top bar

section content

Olhar Brasil beneficiará três mil estudantes em Cajazeiras

Cerca de três mil estudantes matriculados no Programa Brasil Alfabetizado do município de Cajazeiras terão a oportunidade de realizar consultas oftalmológicas e confeccionar seus óculos sem qualquer despesa. Graças ao programa Olhar Brasil que estará em Cajazeiras entre os dias 23 e 27 de agosto e deve contemplar jovens e adultos cadastrados no programa de […]

Por

13/07/2009 às 14h40

Cerca de três mil estudantes matriculados no Programa Brasil Alfabetizado do município de Cajazeiras terão a oportunidade de realizar consultas oftalmológicas e confeccionar seus óculos sem qualquer despesa. Graças ao programa Olhar Brasil que estará em Cajazeiras entre os dias 23 e 27 de agosto e deve contemplar jovens e adultos cadastrados no programa de alfabetização governo federal. Serão mais de 500 consultas por dia numa estrutura a ser planejada pelas secretarias de Educação e Saúde do município em parceria com as secretarias estaduais de Saúde e de Educação.

Segundo a gestora do Programa Brasil Alfabetizado e EJA (Educação para Jovens e Adultos) do município, Luziânia Rodrigues, o programa trará mais ânimo para quem pensava em deixar de estudar. “Por conta da idade já é difícil convencer essas pessoas a continuarem freqüentando as aulas e quando elas encontram algum problema, principalmente de saúde, como é o caso da visão, ele vira um grande obstáculo e as pessoas acabam abandonando os estudos”, explicou Luziânia destacando que se o médico diagnosticar outro tipo de patologia, o paciente será encaminhado para a unidade de saúde do município.

Ainda conforme Luziânia Rodrigues, os óculos serão doados e os alunos poderão escolher oito modelos, sendo quatro femininos e quatro masculinos. Para agilizar o tempo das consultas, uma equipe de médicos oftalmologistas virá de João Pessoa para prestar o serviço e a Secretaria de Estado da Saúde fará o deslocamento desses profissionais, enquanto a Secretaria de Educação fará a mobilização da população para a realização das consultas, além de disponibilizar alimentação e transporte para as equipes.

O projeto Olhar Brasil foi lançado no dia 15 de junho pelo governador José Maranhão e os secretários da Saúde, José Maria França, e da Educação, Sales Gaudêncio. O projeto vai dar assistência oftalmológica a todos os alunos do programa Brasil Alfabetizado, que mantém salas de aulas em 204 municípios paraibanos. A Paraíba é o quarto Estado brasileiro a iniciar a execução do projeto elaborado pelo Governo Federal e executado pelas secretarias estaduais de Saúde e de Educação.

Fonte: Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: