header top bar

section content

‘Muriçocas’ lança camiseta e homenageia Geraldo Vandré

É nesta quarta-feira (9), o lançamento da camisa do bloco ‘Muriçocas do Miramar 2008’, com o slogan ‘Pra não dizer que não falei de flores’, em homenagem ao cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré. Na ocasião será inaugurada a nova sede da agremiação na casa 76 da avenida Tito Silva, Miramar, a partir das 19h, […]

Por

08/01/2008 às 12h04

É nesta quarta-feira (9), o lançamento da camisa do bloco ‘Muriçocas do Miramar 2008’, com o slogan ‘Pra não dizer que não falei de flores’, em homenagem ao cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré. Na ocasião será inaugurada a nova sede da agremiação na casa 76 da avenida Tito Silva, Miramar, a partir das 19h, com apresentações de orquestra de frevo e grupos de cultura popular, anunciando aos moradores do bairro e à população de João Pessoa que as muriçocas começam a bater asas para voar no dia 30 de janeiro.

A arte da camiseta com uma muriçoca estilizada tocando violão, assinada pela produtora cultural Val Velloso e o designer gráfico Sérgio Melo, faz alusão ao músico autor da emblemática composição considerada hino de resistência contra o governo militar e que foi censurada por conta dos versos “Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer…”

O homenageado – Geraldo Vandré atualmente reside em São Paulo (SP), mergulhado nos livros e em companhia de pelo menos um violão. O paraibano Geraldo Pedrosa de Araújo Dias completou 72 anos no dia 12 de setembro de 2007. Nascido em João Pessoa, aos 16 anos foi para o Rio de Janeiro. Entre ginásio e colégio, passou por Nazaré da Mata (PE) e Juiz de Fora (MG).

No Rio, estudou Direito (de 1957 a 1961) para satisfazer a sua família, mas depois pendurou o diploma e foi viver de música. O sobrenome artístico veio do segundo nome do pai, o médico José Vandregísilo. Começou usando o nome artístico de Carlos Dias, homenagem aos cantores Carlos Galhardo e Carlos José. O Dias era de seu próprio sobrenome. Foi influenciado pela Bossa Nova, mas depois introduziu outros elementos em sua música.

Em 1966, chegou à final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com o sucesso ‘Disparada’, interpretado por Jair Rodrigues. A canção arrebatou o primeiro lugar ao lado de ‘A Banda’, de Chico Buarque. Em 1968, participou do III Festival Internacional da Canção com ‘Pra não dizer que não falei de flores’ ou ‘Caminhando’.

E pegando este gancho, para a homenagem ainda ser mais completa, o ‘Muriçocas do Miramar’ contratou o próprio Jair Rodrigues para se apresentar na concentração do bloco na ‘Praça das Muriçocas’, na avenida Tito Silva, a partir das 20h, na ‘quarta-feira de fogo’, dia 30 de janeiro.

Apoio – Este ano a agremiação completa 22 anos promovendo anualmente a alegria de cerca de 400 mil pessoas e, para isso, conta com o patrocínio da Eletrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal – Lei Rouanet –, mais o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A partir de sua inauguração, a sede do ‘Muriçocas’ estará aberta ao público com exposições de todos os 21 estandartes desde a fundação, e fotografias que contam a história vitoriosa da agremiação que transformou a vida cultural e carnavalesca da cidade.

O portal do bloco ‘Muriçocas do Miramar’ (www.muricocas.com.br) já pode ser acessado. Lá, o folião vai encontrar diversas informações a respeito do bloco, como a história, estandartes e seus artistas, fotos antigas, percurso, estrutura, dicas e textos atualizados diariamente pela assessoria de imprensa sobre as novidades da agremiação para este ano. Quanto às camisetas, as vendas estão acontecendo na sede e em pontos da cidade.

EDILEIDE VILAÇA – ESPECIAL DE JOÃO PESSOA

Tags:
Recomendado pelo Google: