header top bar

section content

VÍDEO: Problemas com empréstimo consignado? Advogado dá orientações para que você não seja negativado

Essa modalidade de empréstimo bancário se diferencia das demais porque o desconto é feito no contracheque do servidor público ou aposentado

Por Jocivan Pinheiro

18/01/2019 às 14h47 • atualizado em 18/01/2019 às 14h51

Na sua estreia como colunista do Direto ao Ponto, o advogado Joselito Feitosa trouxe um tema sobre o qual a maioria das pessoas tem muitas dúvidas: trata-se do empréstimo consignado.

Essa modalidade se diferencia das demais porque o desconto é feito no contracheque do trabalhador ou aposentado. Acontece que são cada vez mais comuns queixas de pessoas e empresas lesadas no processo.

VEJA TAMBÉM: Trabalhadores podem usar FGTS como garantia de empréstimo

Joselito destaca dois casos específicos: o primeiro é quando o desconto em folha não é repassado para a instituição financeira (banco e afins), que acaba negativando o nome do cidadão no órgão de proteção ao crédito.

O segundo é quando o desconto é feito sem que o trabalhador ou aposentado tenha autorizado o empréstimo ou assinado o contrato de empréstimo.

Nos dois casos, Joselito orienta que a pessoa lesada procure os órgãos de defesa do consumidor, a exemplo do Procon, e um advogado especialista.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: