header top bar

section content

Alunos param aulas até reitor reformar bloco que pegou fogo na UFCG Cajazeiras – Vídeo!

O Bloco Paccelli Gurgel é um dos mais antigos do campus e há muito tempo não recebe nenhuma melhora estrutural

Por Jocivan Pinheiro

05/05/2016 às 16h04 • atualizado em 05/05/2016 às 18h52

A comunidade acadêmica dos cursos de Ciências Sociais da UFCG de Cajazeiras, especialmente o curso de História, está mobilizada desde o último dia 27 para exigir que o Bloco de História Professor Paccelli Gurgel seja reformado urgentemente.

Alunos e professores em assembleia para discutir futuro do Bloco de História Paccelli Gurgel

Alunos e professores em assembleia para discutir futuro do Bloco de História Paccelli Gurgel

Alunos e professores já vinham se queixando das condições estruturais do bloco, mas a mobilização organizada só começou após uma caixa de energia elétrica explodir devido a um curto-circuito e provocar um incêndio em uma das salas do bloco.

VEJA MAIS

» Caixa de energia explode dentro da UFCG de Cajazeiras e deixa alunos em pânico

O momento das explosões e do incêndio foi filmado pelos alunos e compartilhado nas redes sociais, causando revolta na comunidade. A partir daí, alunos e professores se mobilizaram e passaram a exigir providências da direção do campus e da reitoria.

Para não deixar os alunos sem aulas até que a situação seja resolvida, a coordenação da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais propôs que as aulas sejam feitas em salas “emprestadas” por outros cursos. Mas os alunos preferiram suspender as aulas até que o reitor dê garantias de que o bloco será reformado. Uma reunião está prevista para acontecer na próxima segunda-feira.

Faixa, coroa de flores e caixão de papelão feitos por alunos ironizam a situação do bloco

Faixa, coroa de flores e caixão de papelão feitos por alunos ironizam a situação do bloco

O Bloco Paccelli Gurgel é um dos mais antigos do campus e há muito tempo não recebe nenhuma melhora estrutural. O local sequer possui extintores e no dia do incêndio ficaram claros outros sérios problemas físicos que põem em risco quem frequenta o bloco.

Segundo a professora Mariana Moreira, coordenadora administrativa da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, um projeto de reforma do bloco foi enviado para a reitoria em 2013, mas até hoje não houve resposta e nem sinal do documento.

Professora Mariana Moreira, coordenadora da Unidade de Ciências Sociais da UFCG Cajazeiras

Professora Mariana Moreira, coordenadora da Unidade de Ciências Sociais da UFCG Cajazeiras

Ela ressalta que o caso do Bloco Paccelli Gurgel ilustra a situação das universidades públicas brasileiras que não recebem investimentos suficientes do governo, mas o lado positivo é que despertou a comunidade acadêmica para se mobilizar.

“Mesmo com todos os investimentos que foram feitos nas universidades publicas, eles ainda são insuficientes para resolver problemas estruturais sérios. As condições de funcionamento do Bloco Paccelli e as suas fragilidades é um pouco a expressão dessa situação. É uma situação estrutural, mas é uma situação que vem motivando alunos e professores a se mobilizar para defender essa universidade.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: