header top bar

section content

Universitários projetam ‘reescrita’ da história de CZ; “Memórias de uma terra que ensinou a Paraíba a ler”

O evento tem o intuito de partilhar com toda a comunidade os conhecimentos construídos pelos pesquisadores e extensionistas (servidores e alunos) do campus, a partir do desenvolvimento dos seus projetos.

Por Diário do Sertão

14/02/2017 às 12h15 • atualizado em 14/02/2017 às 12h20

V Mostra de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Cajazeiras

Acontece na próxima semana, entre os dias 21 e 22, a quinta edição da Mostra de Pesquisa e Extensão do IFPB Campus Cajazeiras, que neste ano também contemplará os trabalhos Inovação Tecnológica, os quais apresentam os projetos de pesquisa aplicada. O evento tem o intuito de partilhar com toda a comunidade os conhecimentos construídos pelos pesquisadores e extensionistas (servidores e alunos) do campus, a partir do desenvolvimento dos seus projetos.

Entre as atividades previstas estão apresentações de pôsteres com os trabalhos realizados em 2016, além de mesas redondas, oficinas e atrações culturais.Participarão da Mostra mais de 60 projetos entre pesquisa, extensão e inovação. De acordo com a professora Wilza Carla Moreira Silva, coordenadora do evento, esta é a maior quantidade de trabalhos a serem expostos desde a primeira edição.

O professor André Felipe Cavalcanti, coordenador de Inovação Tecnológica, afirma que o fato de incluir a inovação deixa o evento ainda mais completo. “Temos a possibilidade de apresentar os trabalhos que tiveram sua relevância no contexto social, fazendo que com isto, haja um interesse por toda a comunidade acadêmica em se envolver nesta área. No último edital de inovação, tivemos três projetos do Campus Cajazeiras aprovados, sendo dois deles de inovação social e um na área de inovação para o processo educacional”, disse André, ressaltando ainda a importância da participação de alunos de outras instituições e pessoas da comunidade em geral, para partilhar conhecimentos e conhecer os projetos desenvolvidos no instituto.

O professor André é um dos pesquisadores da área de inovação que irá apresentar o seu trabalho à comunidade. Ele faz parte de uma equipe que desenvolveu um Dispositivo de Órtese Mecânica para Portadores de Trauma Raquimedular.A órtese tem a função de auxiliar a pessoa paraplégica a permanecer na posição bípede, de maneira que quando o indivíduo fique de pé o seu joelho seja travado automaticamente e quando for sentar possa facilmente ser destravado. De acordo com o fisioterapeuta Heber Rolim, que é e professor da Faculdade Santa Maria e voluntário do projeto, os benefícios para a saúde do usuário do equipamento serão diversos. O Dispositivo já foi finalizado e será entregue a uma pessoa que ficou paraplégica em decorrência de lesão na medula.

Entre os projetos de extensão que serão expostos, está o“Patrimônio Material e Imaterial de Cajazeiras: Memórias Sertanejas, Histórias de uma terra que ensinou a Paraíba a ler”, coordenado pela professora Valéria Santos. O trabalho visa recompor a história de Cajazeiras a partir das memórias relativas a personalidades conhecidas na cidade, a exemplo do pão de Saora; ou anônimas como as louceiras; os assentados da reforma agrária que produzem o mel e as sementes da paixão, entre outros. Essas falas, captadas através de entrevistas, foram reunidas no livro “Memórias de uma terra que ensinou a Paraíba a ler: patrimônio material e imaterial de Cajazeiras”.

As inscrições para os que querem se inscrever como ouvintes estão abertas até a sexta-feira, dia 17/02, através do site http://www.mostraifcz.com.br/index.html. Acessando o endereço eletrônico também é possível conferir a programação com os horários de todas as atividades.

Da Assessoria

Recomendado pelo Google: