header top bar

section content

Professores da Rede Estadual podem se inscrever para “Missão Pedagógica no Parlamento” até esta quarta-feira

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados com carga horária de 120 horas.

Por Priscila Belmont

21/02/2017 às 18h00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), informa que foram prorrogadas, até esta quarta-feira (22), as inscrições para o programa “Missão Pedagógica no Parlamento”, iniciativa da Câmara dos Deputados, que tem como objetivo oferecer aos educadores de escolas públicas uma formação em educação para a democracia.

Estão sendo disponibilizadas 16 vagas por Estado, por sorteio eletrônico. Os educadores escolhidos estarão aptos a concorrerem a duas vagas para participarem do programa. Conquistam essas duas vagas, aqueles com melhor desempenho. Para se inscrever, o educador deverá acessar o endereço eletrônico: “www.camara.leg.br/evc”, ler o edital do processo seletivo e seguir as instruções.

Podem participar profissionais que possuam graduação concluída ou que estejam atuando como professores regentes, orientadores ou coordenadores pedagógicos nos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas. Os interessados deverão participar de um processo seletivo, que consiste de um curso à distância “Educação para democracia e o Parlamento”, com carga horária de 30 horas.

A capacitação é dividida em dois módulos: uma formação presencial durante uma semana em Brasília, que ocorre geralmente no mês de junho, e outra na modalidade de educação à distância, no período de agosto a novembro.
O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. São privilegiadas as metodologias participativas e vivenciais, como aulas dialogadas, oficinas, simulações e debates. As despesas para participação no encontro presencial em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.

Durante o módulo à distância, os participantes irão desenvolver uma ação de educação para democracia em sua comunidade escolar em consonância com os princípios vivenciados durante a formação e tendo o Poder Legislativo como foco de interesse. Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados com carga horária de 120 horas.

O programa pretende contribuir para a valorização da escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos. Para isso, tem como objetivos disseminar conhecimentos sobre o papel do Poder Legislativo para promoção da democracia e, em especial, o da Câmara dos Deputados para o Estado de Direito brasileiro; fornecer aos educadores recursos conceituais e pedagógicos para a inserção de temas relativos à cidadania, política, democracia e ao Poder Legislativo no cotidiano escolar e incentivar conexões entre educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas públicas brasileiras.

Secom

Recomendado pelo Google: