header top bar

section content

IFPB de Cajazeiras inscreve para oficinas de rádio

A Rádio Educanção funcionou no Campus Cajazeirasentre 2011 e 2013. A iniciativa foi idealizada pelo professor João Paulo Fernandes, de história.

Por Diário do Sertão

12/05/2017 às 15h59 • atualizado em 12/05/2017 às 17h50

Quem gosta de rádio e quer aprender um pouco mais sobre essa mídia, terá a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos através das oficinas de produção, locução, gravação e edição, que serão realizadas no Campus Cajazeiras nos dias 24 e 31/05 (Rádio jornalismo: quarta à tarde) e 31/05 e 01/06 (Áudio técnica: quarta e quinta à noite). As inscrições estão abertas até o dia 22/05 e são realizadas gratuitamente no Grêmio Paulo Freire.

Também é possível se inscrever enviando o formulário para o e-mail: [email protected] ou na Coordenação de Comunicação Social, no turno da manhã. São 20 vagas por oficina, as quais serão preenchidas por ordem de inscrição.

As Oficinas fazem parte do Projeto de Extensão “Rádio Educanção: Promovendo a integração escola-comunidade e a difusão de conteúdo educativo e cultural através da Educomunicação”, o qual pretende reativar a rádio escolar do Campus. Elas serão ministradas pelos servidores Henrique Alencar, professor de Automação, e Lidiane Maria, jornalista do Campus. Ambos têm experiência profissional em rádio e televisão e abordarão conhecimentos básicos em relação ao rádio jornalismo e à edição e tratamento de áudio.

O objetivo das oficinas é capacitar e recrutar alunos do IFPB Campus Cajazeiras e pessoas da comunidade que tenham afinidade com o rádio e queiram participar do projeto como produtores, locutores, editores de quadros e programas radiofônicos que farão parte da programação da Rádio Educanção. Esses quadros serão intercalados com a programação musical e transmitidos via sistema interno de som e também por meio da Rádio IFPB e Rádio e TV Instituto Federal, do IFSP – Campus Suzano, que é parceira do projeto, além de serem disponibilizados em Podcast.

A Rádio Educanção funcionou no Campus Cajazeirasentre 2011 e 2013. A iniciativa foi idealizada pelo professor João Paulo Fernandes, de história. O funcionamento se dava através de um sistema de caixas de som espalhadas no pátio, refeitório e bloco administrativo. Devido ao desgaste dos equipamentos e também com a saída de alunos e do professor coordenador, o projeto foi interrompido.

A expectativa é que através de aprovação do novo projeto de extensão, a rádio escolarvolte a funcionar por meio da aquisição de equipamentos e formação de uma equipe de trabalho.O objetivo é proporcionar aos envolvidos uma experiência interdisciplinar, que vai do aprimoramento do português à técnica para operar equipamentos e softwares, passando principalmente pela reflexão crítica e compreensão do contexto social no qual estão inseridos. A iniciativa também servirá de laboratório para a Rádio FM Educativa que funcionará no Campus Cajazeiras, cuja concessão já foi autorizada pelo MEC na frequência 106,3.

A ideia inicial é que sejam produzidos semanalmente cinco quadros:

Giro de notícias -Dropes de informação sobre educação, ciência, tecnologia, estagio, Intercâmbios, projetos que se destacam na Pesquisa/Extensão, jogos escolares, assistência estudantil, concursos, vestibulares, entre outros;

Entrevista – A cada semana um convidado irá falar sobre um tema de destaque no momento, de preferência que tenha relação com algo noticiado no Giro de Notícias;

Por dentro do Enem – Cada edição irá abordar dicas, perguntas, curiosidades, testes, etc. sobre uma matéria ou área específica a ser abordada no Exame Nacional do Ensino Médio;

Profissões: Qual é a sua? – A cada semana um profissional irá falar da sua área de atuação, mercado de trabalho, desafios, entre outras questões;
Resenha Cultural – Resenhas de livros, filmes, músicas, agenda dos eventos culturais da região e entrevistas com artistas locais e regionais.

Assessoria

Recomendado pelo Google: