header top bar

section content

Poço de José de Moura tem semana intensiva de atividades contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Pisada do Sertão, por meio do projeto TEIA promoveu a campanha “O problema não está em não ver, está em não agir”

Por Diário do Sertão

23/05/2017 às 18h20

Semana de atividades contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Associação Cultural Pisada do Sertão em parceria com a Prefeitura Municipal de Poço de José de Moura, Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social realizou de 15 a 20 de maio ASemana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a semana uma programação contendo atividades educativas envolveu profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direito – SGD, famílias, educandos, educadores, e políticas públicas com o intuito de mobilizar e sensibilizar todos sobre essa violação de direito.

A Pisada do Sertão, por meio do projeto TEIA promoveu a campanha “O problema não está em não ver, está em não agir” nas áreas rurais do município e também na área urbana.

Na segunda-feira dia 15 foi realizada algumas atividades de intervenções em escolas municipais da zona rural, como por exemplo as rodas de conversas em sala de aula e exibição de vídeos sobre a temática.

Terça-feira, dia 16 foram realizadas diversas rodas de conversas em todas as escolas da rede municipal e estadual da cidade, além de encontros com famílias da zona rural.

Quarta-feira, dia 17 os adolescentes reuniram-se na praça O Juarezão para uma roda de conversa sobre o assunto, levando informações para o público presente como uma forma de sensibilizar a comunidade.

Na quinta-feira, dia 18 de maio dia D do combate ao abuso e exploração sexual, os agentes do NUCA realizaram uma mobilização em praça pública como uma forma de manifestação aos casos silenciosos que existem em nosso município. Neste mesmo dia a mediadora social do projeto TEIA, Layane Anacleto, conduziu uma mesa redonda na Câmara de vereadores com a participação de representantes da educação, saúde, CRAS, Conselho Tutelar, CREAS, organização da sociedade civil para debater o tema.

E para finalizar a semana foi realizado no sábado dia 20 o encontro com famílias no qual foi discutido a temática pela psicóloga Verônica Anacleto e distribuído jogos educativos para auxiliar e incentivar o diálogo em família, o jogo foi idealizado pela equipe do setor social da Pisada do Sertão e provoca a sensibilização para com o tema.

Todas as ações foram realizadas em parceria, de forma articulada onde cada política pública pode levar seu modo de fazer acontecer. Foi uma semana de grande articulação, com resultados significativos.

Lutar pelos direitos da criança e do adolescente além de ser a causa da Pisada do Sertão é de todos nós, por isso foi necessário um trabalho conjunto, envolvente e cuidadoso, porque JUNTOS SOMOS FORTES.

.

Assessoria

Recomendado pelo Google: