header top bar

section content

Alunos do Nossa Senhora do Carmo e N. Senhora de Lourdes aprendem sobre Direito e Regime Militar em grande júri simulado – VÍDEO!

A ideia mobilizou professores de diferentes disciplinas e envolveu todos os alunos no aprofundamento do conhecimento sobre o Militarismo no Brasil

Por Jocivan Pinheiro

22/06/2017 às 17h23 • atualizado em 22/06/2017 às 17h25

Alunos e professores dos colégios Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras, exercitaram os conhecimentos sobre a cidadania e o contexto histórico do Regime Militar no Brasil ao promoverem uma aula em forma de júri simulado.

A ideia mobilizou professores de diferentes disciplinas e envolveu todos os alunos no aprofundamento do conhecimento sobre o Militarismo no Brasil, além de tornar o conteúdo ainda mais atrativo para os estudantes.

“Essa é uma ‘brincadeira’ muito séria. Os meninos estão numa preparação desde fevereiro e eles se superaram demais. Eu, particularmente, estou muito feliz, não como professor deles, mas como qualquer pessoa que viu o espetáculo que eles fizeram aqui”, enalteceu o professor Jaílson Coutinho, coordenador do júri simulado.

Auditório ficou lotado

Durante o evento, os alunos encenaram situações de ação militar, de procedimentos jurídicos e argumentaram sobre o Regime Militar na presença de seus professores.

“A gente aprende muito com esse trabalho. Enfrentar uma plateia desse tamanho é uma superação muito grande por sermos adolescentes e não sermos da área de Direito. Muitas pessoas que passam por essa experiência vêm posteriormente entrar na área de Direito justamente pelo incentivo que esse trabalho dá”, avaliou a estudante Camila Ramalho.

Durante o evento, os alunos encenaram situações procedimentos jurídicos

O trabalho foi desenvolvido pelos professores e com a colaboração dos estudantes. Inclusive o tema discutido foi definido pelos colégios e o desenvolvimento dos argumentos foi assessorado por professores.

“Eu tenho um grande apreço por esse trabalho e acho ele muito interessante porque faz revelar o interior das pessoas e mostrar do que as pessoas são capazes, e dizer grandes verdades ou grandes mentiras”, frisou a estudante Alana Agudelo.

Trabalho foi desenvolvido pelos professores com a colaboração dos estudantes

O estudante Rômulo Tavares ressaltou que “esse evento é gigantesco e as duas escolas se saíram muito bem, apesar da rivalidade que sempre tem. Mas como eu já ouvi na fala de Jaílson, independente da guerra que eu entrar eu vou sair ganhando, porque ou eu vou vencer ou vou aprender alguma coisa.”

A estudante Vanessa Oliveira completa: “É uma grande demonstração de conhecimento, onde os alunos vão acima do que é mostrado em sala de aula. Eles procuram demonstrar o conhecimento que a gente mesmo procura e não outras pessoas.”

Júri simulado aprofundou conhecimentos sobre o Militarismo no Brasil

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: