header top bar

section content

Professor doutorando de Cajazeiras é convidado a atuar na universidade de Birmingham, na Inglaterra

O convite se deve às suas pesquisas relacionadas à Data Envelopment Analysis (DEA), as quais desenvolve em seu Doutorado.

Por Diário do Sertão

12/10/2017 às 17h35 • atualizado em 12/10/2017 às 17h37

Professor do IFPB de Cajazeiras, Daladier Junio

O Professor Francisco Daladier Marques Júnior, do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras foi convidado a atuar como pesquisador visitante na Aston Business School (ABS), localizada em Birmingham, na Inglaterra, uma das mais relevantes e respeitadas escolas de negócios da Europa. O convite se deve às suas pesquisas relacionadas à Data Envelopment Analysis (DEA), as quais desenvolve em seu Doutorado. O docente do IFPB permanecerá na universidade inglesa de 01 de novembro deste ano até 31 de março de 2018.

Daladier é aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, que recentemente atingiu nível máximo no conceito (7) CAPES para cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação, o único com este conceito no Norte-Nordeste. O Professor é também representante institucional da Sociedade Brasileira da Computação e Membro da Comissão de Formação Geral do ENADE 2017-2019.

Entre os objetivos da pesquisa de doutoramento de Daladier está a prestação de serviços mais estáveis, com desempenho superior em redes TCP virtualizadas ao longo do tempo, de acordo com uma análise fractal usando modelos de super-eficiência DEA. Neste sentido, o estudo lançará novas premissas tanto na avaliação de desempenho de redes, quanto na prestação de serviços com performance superior na computação em nuvens, redes definidas por software, Internet das Coisas, e em todo o arcabouço de tecnologias que usam redes virtualizadas. O professor falou um pouco das suas expectativas para a experiência.

“O intuito deste estágio como pesquisador visitante é ampliar os nossos conhecimentos teórico-científico-cultural, visando aprimorar as técnicas, ora utilizadas ao longo do doutorado, além da publicações dos resultados obtidos em periódicos com elevado fator de impacto acadêmico em busca da defesa da minha tese”, contou.

Durante o período de pesquisa na ABS, Daladier Júnior será orientado pelo professor Ali Emrouznejad, uma das maiores referências em Data Envelopment Analysis (DEA) e avaliação de desempenho do mundo. Emrouznejad é editor chefe de várias revistas/periódicos especializados em DEA e mantenedor do maior site especializado no assunto, o DEAzone.com. Além disso, o professor da ABS desenvolve e comercializa um aplicativo de geração de fronteiras de eficiência usando diversos modelos DEA denominado PIM-DEA Software, implementado na própria universidade.

“Será um enorme aprendizado para mim e espero que este estágio possa ampliar as oportunidades para a Área de Informática do Campus Cajazeiras, com o intuito de fomentar a Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação no Sertão paraibano contribuindo para uma melhor formação dos egressos, aumento a relevância e alcance das publicações acadêmicas da instituição, além da busca pela atração de oportunidades e investimentos para a região como um todo”, contou o professor.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Recomendado pelo Google: