header top bar

section content

Após laje desabar e matar criança, prefeitura vai avaliar risco na estrutura de escolas

Laje de fosso desabou quando crianças brincava sobre estrutura em uma delas morreu.

Por G1

24/05/2018 às 09h00

Chão desaba e criança morre em fosso em escola em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)

prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou na tarde desta quarta-feira (23) que a prefeitura, junto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), vai avaliar se as unidades de educação da capital cearense têm riscos estruturais. Foi decretado um luto oficial de três dias.

O anúncio foi feito horas após o acidente que vitimou Hanna Evelyn, de 4 anos, em uma creche em Fortaleza. Ela brincava com três colegas sobre a laje de uma fossa; a estrutura desabou com o peso das crianças.

“Nós já havíamos tomado dentro da prefeitura a decisão da análise de risco estrutural, fizemos mais de 330 intervenções físicas em escolas, mas a gravidade do fato nos impõe que a gente responda com muito mais velocidade, com muito mais foco na avaliação de risco de todos os equipamentos da educação municipal para garantir tranquilidade a estudantes, pais e professores também.”
Prefeitura e Crea vão vistoria se há riscos estruturais nas escolas de Fortaleza
Conforme o prefeito, o Centro Educacional Infantil Professora Laís Sousa Vieira Nobre será temporariamente fechado para análise de riscos. Os alunos matriculados na unidade serão remanejados para outras creches.

Roberto Cláudio também lamentou a morte da criança e disse que presta assistência às famílias das vítimas. “Hoje é um dia certamente muito triste em Fortaleza. Ocorreu uma tragédia.”

Uma criança foi retirada do local ainda antes de cair na fossa; duas foram resgatadas após a queda e quarta aluna, Hanna Evelyn, morreu no local. As três crianças estão em casa e sem ferimentos graves.

“Elas agora vão receber acompanhamento psicológico, a Secretaria da Educação já providencia essa assistência, é normal que haja um trauma após esse tipo de acidente”, disse Roberto Cláudio.

Ainda não há informação sobre se houve ou não omissão com as crianças ou se o risco de desabamento da estrutura era de conhecimento dos servidores. “Aguardamos um laudo para saber essas informações. Qualquer informação sobre isso nesse momento é precipitada”, afirmou Roberto Cláudio.

Certificado de segurança
A creche funcionava em um local alugado pela Prefeitura de Fortaleza. Conforme o Roberto Cláudio, um documento que certificava a segurança do local foi emitido em 2017.

“Vamos avaliar com a perícia as circunstâncias em que a revisão de segurança foi feita. Esse laudo deve sair em quatro semanas”, afirmou o prefeito.

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/prefeitura-vai-avaliar-risco-na-estrutura-de-escolas-apos-morte-de-crianca-em-fortaleza.ghtml

Recomendado pelo Google: