header top bar

section content

Gira Mundo Estudante: Governo divulga resultado final da segunda etapa com 200 selecionados

Todos os candidatos selecionados e suplentes serão convocados para a última etapa que será uma avaliação psicossocial.

Por Diário do Sertão

22/06/2018 às 14h15

O Programa Gira Mundo visa motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou o resultado final da segunda etapa dos estudantes selecionados no programa de intercâmbio internacional Gira Mundo Estudante, na noite dessa quinta-feira (21). Nesta etapa foram anunciados os 25 alunos selecionados para Portugal, 100 para o Canadá, 50 para a Espanha e 25 para a Argentina, totalizando 200 estudantes. Mais de 60 municípios foram contemplados. Todos os candidatos selecionados e suplentes serão convocados para a última etapa que será uma avaliação psicossocial.

No último dia 11, foi divulgado o resultado preliminar, ainda sem a relação dos aprovados para Portugal. O resultado final da segunda está disponível no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao/giramundo. Em 2016 foram ofertadas 50 vagas para o Canadá. No ano de 2017 foram oferecidas 100 vagas, sendo 50 para o Canadá, 25 para Espanha e 25 para Portugal.

O Programa
O programa Gira Mundo modalidade estudante é voltado para os alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa em suas regiões; e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O objetivo é motivar os alunos da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os estudantes, durante sua estada, residem em casa de famílias nativas e cursam um semestre letivo em escolas de nível médio. Os aprovados recebem bolsa auxílio. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo), bem como todos os serviços supracitados, são de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada.

Esclarecimento
A comissão de seleção do Programa Gira Mundo esclareceu que, no dia 11 de junho de 2018, foi divulgado o resultado preliminar de classificação para o Canadá, Espanha e Argentina. Entretanto, a nota final de cada candidato foi calculada de forma equivocada, pois a nota referente ao exame de proficiência estava sendo considerada em uma escala de 0 a 10. Por outro lado, a nota referente à 1ª etapa estava em uma outra escala, de 0 a 100.

Explicou ainda que, dessa forma, a nota atribuída ao exame de proficiência estava com o valor 10 vezes menor que o da 1ª etapa, prejudicando a nota final, a qual consiste na soma das duas notas, não havendo qualquer distinção entre o peso atribuído as fases. Sendo assim, tornou-se necessária a republicação do resultado com a referida correção, o que foi feito no dia 13 de junho de 2018, data inicialmente prevista para publicação do resultado preliminar. A comissão se responsabilizou pelo equívoco ocorrido e esclareceu que todos os que se sentiram prejudicados puderam apresentar recurso, no prazo previsto no cronograma publicado.

Assessoria

Recomendado pelo Google: