header top bar

section content

Gira Mundo Estudante: Governo divulga resultado final da segunda etapa com 200 selecionados

Todos os candidatos selecionados e suplentes serão convocados para a última etapa que será uma avaliação psicossocial.

Por Luzia de Sousa

22/06/2018 às 14h15

O Programa Gira Mundo visa motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou o resultado final da segunda etapa dos estudantes selecionados no programa de intercâmbio internacional Gira Mundo Estudante, na noite dessa quinta-feira (21). Nesta etapa foram anunciados os 25 alunos selecionados para Portugal, 100 para o Canadá, 50 para a Espanha e 25 para a Argentina, totalizando 200 estudantes. Mais de 60 municípios foram contemplados. Todos os candidatos selecionados e suplentes serão convocados para a última etapa que será uma avaliação psicossocial.

No último dia 11, foi divulgado o resultado preliminar, ainda sem a relação dos aprovados para Portugal. O resultado final da segunda está disponível no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao/giramundo. Em 2016 foram ofertadas 50 vagas para o Canadá. No ano de 2017 foram oferecidas 100 vagas, sendo 50 para o Canadá, 25 para Espanha e 25 para Portugal.

O Programa
O programa Gira Mundo modalidade estudante é voltado para os alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa em suas regiões; e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O objetivo é motivar os alunos da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os estudantes, durante sua estada, residem em casa de famílias nativas e cursam um semestre letivo em escolas de nível médio. Os aprovados recebem bolsa auxílio. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo), bem como todos os serviços supracitados, são de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada.

Esclarecimento
A comissão de seleção do Programa Gira Mundo esclareceu que, no dia 11 de junho de 2018, foi divulgado o resultado preliminar de classificação para o Canadá, Espanha e Argentina. Entretanto, a nota final de cada candidato foi calculada de forma equivocada, pois a nota referente ao exame de proficiência estava sendo considerada em uma escala de 0 a 10. Por outro lado, a nota referente à 1ª etapa estava em uma outra escala, de 0 a 100.

Explicou ainda que, dessa forma, a nota atribuída ao exame de proficiência estava com o valor 10 vezes menor que o da 1ª etapa, prejudicando a nota final, a qual consiste na soma das duas notas, não havendo qualquer distinção entre o peso atribuído as fases. Sendo assim, tornou-se necessária a republicação do resultado com a referida correção, o que foi feito no dia 13 de junho de 2018, data inicialmente prevista para publicação do resultado preliminar. A comissão se responsabilizou pelo equívoco ocorrido e esclareceu que todos os que se sentiram prejudicados puderam apresentar recurso, no prazo previsto no cronograma publicado.

Assessoria

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Secretária de Cajazeiras revela que lixão começou a funcionar irregular na cidade e falou de ação no MPF

JÁ GANHOU NOVE MEDALHAS

VÍDEO: Garotinho campeão de karatê vende trufas em Cajazeiras para participar do Mundial em Fortaleza

COBRANÇA

VÍDEO: Radialista diz que oposição deixa o prefeito de Sousa ‘à vontade para cometer irregularidades’

EVANGÉLICO DE OPOSIÇÃO

VÍDEO: Pastor de Cajazeiras diz que Bolsonaro está destruindo o país e não levou facada: “Foi uma farsa”