header top bar

section content

Bernardino Batista oficializa Comissão Intersetorial pelos direitos da infância e da adolescência

A secretária de Educação, Josielma Silvério foi escolhida como articuladora no ato da adesão do selo no ano passado.

Por José Dias Neto

09/07/2018 às 16h01 • atualizado em 10/07/2018 às 12h59

Reunião aconteceu na cidade de Bernardino Batista (Foto: Assessoria)

Nessa segunda-feira (09), a articuladora municipal do Selo Unicef, a secretária de Educação Josielma Nunes juntamente com a presidente do CMDCA, Verônica Maria e o mobilizador do NUCA reuniram representações da gestão municipal e da sociedade civil para oficializar a Comissão Intersetorial pelos direitos da infância e da adolescência confirme critérios estabelecidos pelo Unicef.

Nesta 5° edição, o município almeja conquistar o selo mais uma vez fomentando assim as politicas públicas voltadas para todas as crianças e adolescentes batistenses.

Na oportunidade foi apresentado a nova metodologia do selo, as mudanças que ocorreram e quais ações precisam ser realizadas para que o município possa pontuar e alcançar os indicadores verdes.

Foi apresentado também o relatório da linha de base do município para que a partir deste as secretarias e conselhos possam se planejar e elencar propostas de ações que façam valer os direitos das crianças e adolescentes, e assim reduzir as desigualdades existentes no município.

17 são os resultados sistêmicos apresentados pelo Unicef. Destes 36 ações precisam ser desenvolvidas sendo 5 obrigatórias e 7 que ficam a critério do município de acordo com sua realidade. Dos 11 indicadores precisam ter 8 verdes para assim conseguir novamente a certificação.

“O município está mais preparado nesta edição, muitas ações já são realizadas anualmente. O momento agora será apenas de sistematização do que já está sendo feito e análise do que precisa melhorar para que assim as políticas públicas de garantia de direitos seja de fato efetivada”, destacou Josielma.

A secretária avaliou o encontro: “O momento foi muito proveitoso, precisamos nos unir novamente. As ações não são feitas individualmente e sim coletivamente para que possamos alcançar o nosso objetivo”.

Selo
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.919 municípios de 18 estados brasileiros que assumiram, junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na Paraíba 169 municípios participaram do encontro do Selo UNICEF realizado no mês de maio.

Reunião aconteceu na cidade de Bernardino Batista (Foto: Assessoria)

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: