header top bar

section content

ESCOLA PÚBLICA: Aluno do Sertão ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Por Diário do Sertão

23/11/2018 às 08h55

Olimpíada Brasileira de Matemática

Lucas de Sousa Vieira, aluno da Escola Cidadã Integral Monsenhor Vicente Fretas, na cidade de Pombal, e Leonardo Lima da Silva, da Escola Cidadã Integral Francisca Ascenção Cunha, conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os estudantes participaram da prova no Nível III, destinada a estudantes do Ensino Médio. A cerimônia de premiação será realizada em 2019.

Esta é a quarta vez que Lucas de Sousa participa da OBMEP. Já recebeu menção honrosa, medalha de bronze, prata e agora ouro. “Me sinto muito feliz por essa conquista, por ver que o meu esforço deu resultados. A olimpíada dá oportunidade de elevar meu aprendizado, permitindo conhecer novas pessoas. Minha meta é entrar na faculdade e seguir carreira na área de exatas”, ressaltou.

Leonardo Lima já ganhou três medalhas de ouro na Olimpíada e ficou feliz por mais uma conquista. “Foi uma grande emoção, estava reunido com uns amigos que também já fizeram a olimpíada e foram medalhistas. Compartilhamos da mesma alegria”, disse. O aluno da Rede Estadual que ficou com medalha de prata também no Nível III foi Levi Mickael da Costa, da Escola Cidadã Integral Alfredo P. de Lima, de Solânea.

A primeira fase da prova aconteceu no mês de junho e a segunda fase em setembro. O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio, com provas de três níveis e premiações de bronze, prata e ouro.

Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada. O objetivo da OBMEP é estimular estudantes para estudos da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa tenham acesso a material didático de qualidade, além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas para a integração das escolas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: