header top bar

section content

2º Congresso de Doenças Respiratórias da PB homenageia cajazeirense. Médico fala da cirurgia inédita ocorrida no HRC!

Segundo o organizador do evento, o congresso visa promover uma reciclagem dos profissionais que atuam na área e fortalecer o aprendizado dos alunos

Por

04/12/2015 às 17h06

Durante três dias, a Faculdade Santa Maria e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizaram em Cajazeiras a segunda edição de um dos maiores congressos da área médica do Nordeste. Foram ao todo 26 palestrantes que, de quarta-feira (2) até sexta (4), abrilhantaram o 2º Congresso de Doenças Respiratórias da Paraíba, que homenageou o médico cajazeirense Jackson Dervile Araruna, considerado um dos maiores nomes da cirurgia torácica do Brasil, além dos médicos Ricardo Rosado (cardiologista) e Francisco Orniudo (infectologista).

De acordo com o médico pneumologista Alexandre Araruna, organizador do evento, o congresso visa promover uma reciclagem dos profissionais que já atuam na área e fortalecer o aprendizado dos alunos que pretendem se especializar no tratamento de doenças respiratórias, em quaisquer áreas profissionais da saúde.

“Nós nos propusemos reciclar parcela dos profissionais dos quadros regionais e a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], além dos alunos e demais profissionais, não só médicos. É um congresso multiprofissional que tem o objetivo de amealhar os profissionais da Medicina, da Enfermagem, Fisioterapia, Ondonto, enfim, todos os profissionais da saúde que pudessem ter o objetivo do trato respiratório”, esclareceu.

Dr. Alexandre revelou que Cajazeiras apresenta índices preocupantes relacionados a três doenças respiratórias: a tuberculose, o enfisema pulmonar causado pelo cigarro e a asma.

“Aqui em Cajazeiras nós temos alta incidência de tuberculose e aqui está um centro de grande repercussão, investigação e tratamento. Cajazeiras também não foge àquela propagação de que o cigarro ainda pode ser uma forma de fugir dos problemas, mas os danos são consequentes. O enfisema em Cajazeiras está igual aos índices das outras cidades”, afirmou.

O penumologista explicou sobre a cirurgia torácica ocorrida no Hospital Regional de Cajazeiras durante essa semana, 'inédita no alto sertão paraibano.'

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: