header top bar

section content

Jovem cajazeirense é destaque em revista internacional sobre saúde; assista ao vídeo

Revista International Archives of Medicine publicou artigo da cajazeirense que foi considerado inovador na área da atenção primária à saúde

Por

22/10/2015 às 14h44

Artigo foi extraído da monografia de Claudia Jeane e chamou a atenção da revista

A revista International Archives of Medicine, da Inglaterra, uma das mais conceituadas do mundo na área da saúde, publicou um artigo que foi considerado inovador na atenção primária à saúde. E para orgulho da comunidade acadêmica de Cajazeiras, o trabalho é de autoria da jovem cajazeirense Claudia Jeane, graduada em Enfermagem pelo campus da UFCG de Cajazeiras.

O artigo, que foi extraído da monografia de Jeane, chamou a atenção da revista por se tratar de uma pesquisa que ainda é tida como incomum na atenção básica: Doenças Sexualmente Transmissíveis em idosos, em especial a Aids (assista ao vídeo no final dessa matéria).

Ela contou à TV Diário do Sertão que no Brasil, principalmente, a atenção básica ainda negligencia questões relacionadas à vida sexual dos idosos, por isso sua pesquisa revelou que entre indivíduos dessa faixa etária há muita desinformação sobre as DST’s e principalmente sobre o vírus HIV.

“Nós percebemos que os idosos têm um conhecimento muito pouco sobre a doença. Eles sabem que ela existe e que é grave, mas quando a gente pergunta sobre a transmissão e prevenção, poucos sabem informações corretas. E mesmo os que têm essas informações, não sabem utilizá-las de forma adequada”, explica.

Jeane ressalta que nos últimos 30 anos os perfis das populações infectadas pelo vírus HIV mudaram bastante, principalmente porque também mudou o comportamento sexual de alguns grupos, entre eles os idosos. Daí a necessidade de oferecer mais assistência a esse “novo” grupo de risco. Ao passo em que os idosos mantêm uma vida sexual regular mais duradoura, não recebem informações necessárias para lidarem com o risco de contraírem a Aids e outras doenças.

“A maioria citou a questão dos mitos e crenças relacionados ao HIV, que é a questão de que se pega no convívio da pessoa, no aperto de mão, no beijo, e todos sabemos que isso é um mito e que torna a vida de quem já é portador da doença mais difícil ainda.”

Para Jeane, a atenção básica deve dar aos idosos o mesmo enfoque que dá aos jovens nas campanhas de conscientização sobre DST’s. “Essa invisibilidade dos idosos faz com que eles sejam mais vulneráveis e que mesmo quando eles têm algum sintoma, muitos profissionais e a própria família não acreditam que seja Doença Sexualmente Transmissível”, disse.

Assista à matéria completa na TV Diário do Sertão:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: