header top bar

section content

Centenas de estudantes de Sousa e região comparecem ao maior evento de literatura do Sertão da PB

O Literarte é uma aula bem diferente de literatura, cultura e arte, que conquista e ensina definitivamente ao aluno o valor da leitura

Por

19/08/2015 às 10h00

Evento reuniu alunos de várias escolas do Sertão da Paraíba (Foto: Charley Garrido)

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora realizou nos dias 17, 18 e 19 de agosto o Literarte 2015, que é um dos maiores eventos escolares de incentivo a leitura do Brasil. Essa é a terceira edição do projeto educacional que reuniu centenas de estudantes no Auditório da UFCG no centro de Sousa.

O evento gratuito contou com a presença de estudantes da cidade de Sousa e região como também a todos aqueles que apreciam teatro, dança, música e literatura brasileira. A programação contou apresentações de todos os tipos e gêneros que vão de obras clássicas da literatura brasileira, a clássicos da literatura espanhola e inglesa, como Dom Quixote de Miguel de Cervantes e Sonhos de Uma Noite de Verão do escritor William Shakespeare. 

  

O Literarte também preparou de maneira bastante eficiente e especial o aluno para fazer as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), solidificando os conhecimentos na área de linguagens, motivo pela qual o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora ascendeu na avaliação do MEC em 2014 e 2015. 

Este ano o evento também trouxe muitas inovações, como por exemplo, o “Aplicativo Literarte”, onde o expectador conheceu mais sobre as obras apresentadas, sobre os participantes, além de poderem votar e escolher aquelas apresentações que aos olhos do público foram consideradas as melhores. 

  

O Literarte trouxe para a abertura do evento, a Trupe de Teatro “Engenho Imaginário”, da cidade de João Pessoa, que apresentou o espetáculo “Zé Lins e o pássaro poeta”, fazendo uma homenagem ao patrono do LITERARTE, o escritor paraibano José Lins do Rêgo, que foi membro das Academias Brasileira e Paraibana de Letras, autor de obras consagradas e inesquecíveis como: ‘Menino de Engenho’, ‘Doidinho’, ‘ Usina’ e ‘ Fogo morto’. O autor foi escolhido para que os estudantes pudessem conhecer um dos maiores e mais ilustres autores da literatura nordestina e brasileira. 

O projeto foi coordenado pelo professor Heberth Melo, com o apoio do professor Ramon Lopez e a coordenadora Helena Cristina, que com muita competência e esforço conseguiram transformar em realidade o projeto, como também fazer com que o evento entrasse no calendário cultural da cidade de Sousa, fazendo com que os jovens que participam, gostem de maneira mais efetiva da literatura brasileira.  

  

O Literarte é uma aula bem diferente de literatura, cultura e arte, que conquista e ensina definitivamente ao aluno, o verdadeiro valor da leitura.

Assista à reportagem da TV Diário do Sertão!

?DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: