header top bar

section content

Cajazeiras tem a única escola pública da Paraíba que está entre as 10 melhores do Estado. LISTA!

A Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras obteve uma média de 598,69 nas provas objetivas, e de 646,94 na redação.

Por

11/08/2015 às 16h06

A Paraíba possui apenas uma escola pública entre as instituições com as 10 maiores médias nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 no estado. Conforme o ranking elaborado pelo G1, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), vínculada a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está em nono lugar no ranking da Paraíba, e em 1.138º no ranking nacional. Em primeiro lugar no estado está o Centro Campinense de Educação LTDA (Colégio Motiva – Unidade Centro), de Campina Grande. Entre as escolas estaduais, a melhor colocada é o Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, em João Pessoa, que aparece na 54ª posição.

Os dados foram divulgados na quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). O relatório traz as médias dos alunos de 15.640 escolas em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) e também da redação. O cálculo aritmético feito pelo G1 considera apenas os exames objetivos.

Leia também:

?Escolas de Cajazeiras que lideram ranking do Enem revelam segredo do sucesso. VÍDEO!

?Instituto divulga ranking das escolas do país; Conheça as melhores em Cajazeiras!

Veja a lista
A Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras obteve uma média de 598,69 nas provas objetivas, e de 646,94 na redação. De acordo com os dados do Inep, o índice de nível socioeconômico da escola é médio, e o indicador de permanência na escola é de 60% a 80%.

O diretor da Escola Técnica de Saúde, Wellington Bezerra ressaltou que, apesar de ser uma escola de estrutura pequena, a qualidade dos professores faz a diferença na instituição. “Temos uma equipe de 11 professores onde oito deles são doutores e o restante, mestres. Qual escola de ensino médio oferece isso?”, indagou o diretor, revelando a chave do sucesso.?

Escolas estaduais
A escola estadual melhor colocada na Paraíba no Enem 2014 foi o Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, que ficou na 54ª colocação no estado. A escola de João Pessoa obteve uma média de 536,83 nas provas objetivas. Já a média da redação foi 598,5. De acordo com a vice-diretora da instituição, Rosângela Carvalho, o sucesso do colégio se dá por conta da “fidelidade” dos alunos. O indicador de permanência da escola, segundo o Inep é de 60% a 80%.

“Um dos nossos diferenciais é exatamente o fato de termos um porcentual pequeno de saídas de nossos alunos. Normalmente, os estudantes começam e terminam os estudos conosco. Com isso, eles já chegam no Ensino Médio com uma boa base e um bom nível. Nem sempre os alunos que vêm de outra escola chegam aqui com um bom nível”, disse.

Apesar da escola ser estadual, ela tem uma característica que a difere das demais: uma cooperativa entre alguns pais de alunos. Rosângela explica como funciona a cooperativa. “A escola é 100% estadual, os alunos não pagam mensalidade. A cooperativa, que conta com pais de alguns alunos, funciona como um auxílio para alguns projetos que desenvolvemos e também outras ajudas”, explica. Um dos projetos desenvolvidos pela escola é o “Ande na faixa”, que funciona como uma espécie de reforço para alunos que têm dificuldade nas disciplinas de português e matemática.

Rosângela explicou ainda que a escola não cria turmas específicas para determinados alunos. Segundo ela, isso iria segregar. “A aprendizagem é um processo de trocas. Não podemos separar os alunos, até porque às vezes um aluno de um nível de rendimento mais baixo vendo seu amigo com um alto rendimento vai querer acompanhá-lo e isso faz subir o nível da turma por inteiro”, afirmou.

De acordo com o secretário de estado da Educação, Aléssio Trindade, este é o quarto ano consecutivo que a escola aparece como a melhor entre as escolas estaduais. Ele explica que o destaque se dá por causa do modelo de escola integral que visa fortalecer o protagonismo dos jovens com foco na aprendizagem e a relação com a cidadania e o trabalho.

Confira as 10 escolas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2014:
1º) Colégio Motiva – Centro (Campina Grande) – particular – média 642,78
2º) Colégio Motiva (João Pessoa) – particular – média 641,07
3º) Escola Virgem de Lourdes (Campina Grande) – particular – média 630,03
4º) Colégio Imaculada Conceição (Campina Grande) – particular – média 611,86
5º) Colégio e Curso Evolução (João Pessoa) – particular – média 608,54
6º) Colégio Motiva – Ambiental (Campina Grande) – particular – média 607,93
7°) Escola Internacional Cidade Viva (João Pessoa) – particular – média 605,61 
8º) Colégio Marista Pio X (João Pessoa) – particular – média 603,55
9º) Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – federal – média 598,69
10º) Colégio Geo Tambaú (João Pessoa) – particular – média 598,07

Confira as 10 escolas públicas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2014:
1º) Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – federal – média 598,69
2º) IFPB, campus de João Pessoa – federal – média 597,95
3º) IFPB, campus de Campina Grande – federal – média 575,58
4º) IFPB, campus de Patos – federal – média 565,55
5º) IFPB, campus de Guarabira – federal – média 538,83
6º) Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (João Pessoa) – estadual – média 536,83
7º) IFPB, campus de Cajazeiras – federal – média 535,99
8º) IFPB, campus de Picuí – federal – média 532,85
9º) IFPB, campus de Princesa Isabel – federal – média 528,33
10º) IFPB, campus de Monteiro – federal – média 527,03

DIÁRIO DO SERTÃO
Com G1PB

Tags:
Recomendado pelo Google: