header top bar

section content

Estudantes de Cajazeiras conquistam 2º lugar em competição mundial de robótica

Equipe do IFPB foi destaque na Mercury Remote RobotChallenge, competição internacional de robôs promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma.

Por

21/04/2015 às 11h49

Estudantes de Cajazeiras em evento mundial

Uma experiência semelhante à subida ao pódio após a conquista de uma medalha olímpica. Foi assim que se sentiram o Professor Raphaell Maciel e os alunos Natanael Queiroz e Kleysson Cavalcante, do curso de Automação Industrial, que saíram de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba para conquistar o segundo lugar em uma competição internacional de robôs controlados via internet: a Mercury Remote RobotChallenge, promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.A conquista aconteceu no último sábado, dia 18.

A equipe conquistou a vaga para disputar o campeonato mundial após ficar em segundo lugar na I Competição de Robótica do IFPB, ocorrida no Campus Picuí, no mês de fevereiro.  “A prova foi parecida com o que ocorreu em Picuí.O que vivemos na competição do IF foi uma ótima impressão dos desafios que encontraríamos aqui. Eu diria que foi essencial! Concorremos na modalidade de controle pela internet com 28 equipes de diversos países, como Brasil, Colômbia, México, várias partes dos EUA, entre outros”, contou o radiante professor Raphaell ainda enquanto estava nos estados Unidos. 

Apesar de achar a prova parecida com a da competição promovida pelo IFPB, tanto Raphael quanto os alunos afirmaram que a experiência de serem campeões mundiais foi diferente de tudo o que já viveram. "Foi uma experiência totalmente nova, diferente da realidade que vivemos no Brasil, e a sensação de ver um desenvolvimento seu, com um desempenho excelente a ponto de ser vencedor, foi muito bom!" Afirmou o aluno Kleysson Cavalcante, que está concluindo o curso de Automação Industrial e desenvolveu a programação do robô. 

Para o aluno Natanael Queiroz, que no segundo período do curso já conseguiu o feito de participar e ser finalista de uma competição internacional, não poderia haver motivação maior para investir nos estudos e na carreira.  "Principalmente por estar iniciando agora o curso, tudo tem sido novidade, estou muito feliz pela colocação e feliz por estar trabalhando com essa equipe! Que venham as próximas conquistas". 

O professor Raphael Maciel foi aluno da turma pioneira do curso de Automação Industrial e voltou a lecionar no Campus Cajazeiras recentemente, após concluir o doutorado. Ele se disse emocionado em ver o entusiasmo e o potencial dos alunos e ressaltou a importância do apoio dado pelo IFPB aos estudantes, bem como reforçou a necessidade de se investir em pesquisas. “Investimentos em pesquisa são assim, com paciência, o retorno vem, esperamos continuar recebendo investimento e incentivo por parte da instituição e motivar cada vez mais gente a seguir no mesmo caminho”.

Veja participação dos estudantes e do professor na TV Diário do Sertão!

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: