header top bar

section content

Estudante do Sertão inventa remédio natural para câncer e defende doutorado na França

Um doutorado é Inovação Terapêutica pela Université de Paris XI, na França

Por

20/01/2015 às 17h48

O jovem Francisco Humberto Xavier Junior, natural da cidade de Conceição, Sertão do Estado, concluirá no mês de Março dois doutorados. Um em Inovação Terapêutica pela Université de Paris XI, na França e outro em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), no Nordeste brasileiro.

Farmacêutico, ele vem dedicando seus estudos para o desenvolvimento de novos sistemas terapêuticos, baseados em nanotecnologia para o tratamento do câncer com produtos naturais.

Histórico
Estudos iniciais foram desenvolvidos durante o seu mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo objetivo foi desenvolver formulações terapêuticas utilizando um óleo de origem natural (óleo de copaíba) para o tratamento de doenças inflamatórias e microbiológicas.
Em parceria com a universidade francesa, estudos mais aprofundados foram desenvolvidos, durante o período do doutorado, com o intuito de associar a atual terapia do câncer com óleos naturais.

Estudo
O objetivo principal do estudo foi desenvolver um novo sistema terapêutico nanotecnológico contendo um fármaco antineoplásico, o qual melhorasse o atual tratamento do câncer, reduzindo os efeitos colaterais indesejáveis dos medicamentos.

Remédio
Foram desenvolvidas nanocápsulas de paclitaxel contendo o óleo de copaíba. Estas nanocápsulas quando administradas por via oral apresentam uma tendência para ligar-se ao muco do trato gastrointestinal e promover a liberação controlada do fármaco para a corrente sanguínea. Assim sendo, o fármaco atinge a dose terapêutica ideal para impedir a proliferação das células cancerígenas no organismo humano, promovendo um tratamento mais eficaz e menos prejudicial para a saúde do paciente.

Os estudos embora iniciais são bastante promissores para o desenvolvimento de uma nova terapia antineoplásica em detrimento dos atuais métodos aplicados para o tratamento do câncer.

DIÁRIO DO SERTÃO com Vale do Piancó Notícias

Tags:
Recomendado pelo Google: