header top bar

section content

Em Patos, Vital é homenageado pela FIP por contribuir para a ampliação do ensino superior no Sertão

A Fundação Francisco Mascarenhas, segundo Vital, vem formando, há 50 anos, profissionais capacitados, muitos deles ocupando hoje diversos e elevados cargos no magistério

Por

01/11/2014 às 15h57

Senador Vital do Rêgo é homenageado em Patos

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi à Patos nesta sexta-feira (31) para receber homenagem nas Faculdades Integradas de Patos (FIP), entidade pertencente à Fundação Francisco Mascarenhas, que completa 50 anos hoje. Vital foi um dos responsáveis pela implantação do curso de Medicina na FIP, o que possibilitou o ingresso no mercado de 60 médicos por turma, ampliando de forma significativa a quantidade de profissionais de saúde na região.

Vital lembrou que as Faculdades Integradas de Patos vem formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, nos cursos de Biomedicina, Direito, Economia, Enfermagem, Fisioterapia, Geografia, História, Sistemas de Informação, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Odontologia, Educação Física, Psicologia, Nutrição e Medicina, dispondo de cursos com uma ampla e moderna estrutura física. "Tudo é voltado para uma melhor qualidade de ensino e conforto para alunos e professores, atendendo plenamente as exigências dos padrões de qualidade do Ministério da Educação”, afirmou.

Após receber a homenagem, Vital lembrou que a dedicação à Educação de José Gomes Alves, pai do atual presidente da FFM, João Leuson Palmeira Gomes Alves, foi certamente uma das maiores contribuições que ele pôde dar a Patos ao longo de sua história.

“Acreditando na educação como um vetor de mudança social, José Gomes Alves decidiu ampliar seus estudos e, consequentemente, a educação no município de Patos, instalando, no ano de 1964, a Fundação Francisco Mascarenhas, primeira escola de ensino superior da cidade”, afirmou Vital.

Em seu discurso, João Leuson falou sobre os 50 anos e as perspectivas futuras das FIP. "Falar de 50 anos de uma instituição que tanto contribuiu para o desenvolvimento desta região não é fácil. 50 anos é só um começo. Ainda temos muitos desafios pela frente. A economia muda, a política muda e nós continuamos aqui, firmes, cumprindo nosso papel".

Ele também falou das homenagens prestadas. Dentre elas, a do Senador Vital. "Escolhemos representantes de cada segmento para homenagear. São pessoas que contribuíram significativamente para essa história. Nos sentimos muito honrados em homenagear estas pessoas nesta noite".

A Fundação Francisco Mascarenhas, segundo Vital, vem formando, há 50 anos, profissionais capacitados, muitos deles ocupando hoje diversos e elevados cargos no magistério, em órgãos públicos, empresas particulares e em várias outras instituições municipais, estaduais e federais. “As Faculdades Integradas de Patos cumprem cada vez melhor seu papel social, formando cidadãos críticos e atuantes num mundo em constante evolução”, concluiu Vital.

Origem
A Fundação Francisco Mascarenhas é uma entidade jurídica, com finalidade educacional, com sede e foro na cidade de Patos, Estado da Paraíba. Foi instituída no dia 1º de maio de 1964 e reconhecida de utilidade pública pelo Decreto Estadual nº 3722, de 1973. É dotada de autonomia administrativa e econômico-financeira, organizada como Instituição Educacional, exercida na forma da legislação em vigor.

Ato de Autorização do Curso de Medicina conquistado por Vital:
Na portaria nº 359, 10 junho de 2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, foi homologado o curso pelo Ministro da Educação, conforme publicado no DOU nº 110, de 11/06/2014, Seção 1, página 19.

Número de Vagas: 60

Turnos: Manhã/Tarde (integral)

Duração: Mínimo de 6 e máximo de 9 anos

Regime: Semestral

Carga Horária do Curso: 8.097 horas

Titulação do Egresso: Bacharel em Medicina

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: