header top bar

section content

Universitária cajazeirense cria Máquina de amassar latas de alumínio. Confira aqui!

O equipamento amplia a segurança dos catadores, e ainda facilita a logística do processo de reciclagem

Por

24/10/2014 às 08h44

Professor e aluna criaram a máquina (Foto: Ascom/IFPB)

Uma ideia que se tornou Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, de uma aluna do curso de Tecnologia em Automação Industrial do IFPB Campus Cajazeiras está prestes a ser patenteada e pode se tornar uma grande aliada no trabalho de catadores de material reciclado. A “Máquina de amassar latas de alumínio” possui uma tecnologia elétrico-mecânica de baixo custo de manutenção e grande capacidade de processamento, chegando a processar aproximadamente 2000 latas por hora.

O invento foi concebido pela aluna Andrécia Pereira da Costa e pelo Professor Romualdo Figueiredo de Sousa, a partir da demanda dos catadores de materiais recicláveis no mercado local. “Espero que essa seja uma ferramenta útil para as pessoas que irão trabalhar com esse tipo de processo, visando sempre o custo-benefício, segurança, qualidade e produtividade no momento do seu uso”, disse Andrécia, que hoje está cursando o mestrado em Engenharia Elétrica no IFPB Campus João Pessoa.

De acordo a estudante, o equipamento além de aumentar a produtividade, amplia a segurança dos catadores, e ainda facilita a logística do processo de reciclagem. “Com a ajuda da máquina, seja em cooperativas ou até mesmo nos bares que possuem um grande volume de vendas de bebidas embaladas em latas de alumínio, esses produtos já sairiam para o descarte amassados, facilitando o transporte e diminuindo o lixo reciclável nestes ambientes”, contou Andrécia.

O pedido de patente para a Máquina de amassar latas de alumínio se deu no dia 10 de outubro deste ano. De acordo com o professor Romualdo, a expectativa é que seja concedido no próximo ano. Esta é a quinta patente do IFPB depositada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O trabalho de reconhecimento às produções dos alunos do IFPB é fruto das ações voltadas à propriedade intelectual, que têm sido desenvolvidas pela Diretoria de Inovação Tecnológica como o apoio técnico e orientações a alunos e professores.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do IFPB

Tags:
Recomendado pelo Google: