header top bar

section content

MEC corta 103 vagas em cursos de enfermagem da PB; Veja quais são as instituições!

A decisão do MEC foi publicada no Diário Oficial da União, nessa terça-feira (29).

Por

30/11/2011 às 17h18

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), publicou no "Diário Oficial da União" nessa terça-feira (29), o cancelamento de 103 vagas de cursos de bacharelado em enfermagem de três instituições paraibanas.

As faculdades afetadas foram a Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM-PB), que perdeu 8 vagas, a Faculdade de Campina Grande (FAC-CG), com menos 18 vagas, e a Faculdade Santa Emília de Rodat (Faser-PB), que teve o maior número de vagas cortadas pelo MEC, 77. Nos próximos processos seletivos, as instituições só poderão fornecer 42, 72 e 180 vagas, respectivamente.

O corte de vagas faz parte das medidas cautelares tomadas contra as instituições em decorrência do desempenho insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010. Entre as penalidades está a perda de autonomia das instituições de ensino superior, mas apenas em relação ao curso que teve baixo desempenho. O CPC contínuo das faculdades paraibanas variam de 1,69 a 1,94.

Além dos cortes, os cursos serão supervisionados e terão suspensos os prazos os processos de regulação em trâmite no MEC. As penalizações vigoram até que o ministério avalie o relatório final da supervisão.

Em todo o Brasil, o MEC cancelou 3.986 vagas em 148 cursos superiores de odontologia, enfermagem e farmácia de instituições de 24 estados brasileiros. Na Paraíba, vagas dos cursos de odontologia e farmácia não foram reduzidas.

Segundo o MEC, o CPC é calculado a partir das notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outros fatores, como infraestrutura e corpo docente. O índice varia de 1 a 5, sendo que qualquer resultado abaixo de três é considerado insatisfatório e passível de medida cautelar. Os únicos Estados brasileiros poupados dos cortes anunciados nesta terça-feira foram Acre, Piauí e Sergipe.

DIÁRIO DO SERTÃO com G1 PB

Tags:
Recomendado pelo Google: