header top bar

section content

Revista Nacional destaca Cajazeiras

A matéria foi publicada na Nova Escola da Editora Abril

Por

14/01/2010 às 18h38

A política educacional para alunos com necessidades especiais, desenvolvida na rede municipal de ensino de Cajazeiras ganhou repercussão nacional, com a Revista Nova Escola, da Editora Abril, que publicou uma matéria sobre o assunto, destacando o trabalho realizado na Escola Municipal Antonio Tabosa Rodrigues, do CAIC, para vencer o preconceito contra estudantes com deficiência.

Chega de Omissão
A reportagem intitulada “Chega de Omissão” mostra que a solução dada pela professora Maria Aparecida de Sousa Silva foi investir na aprendizagem. Ao receber um aluno com necessidades especiais, ela passou a conviver com a hostilidade contra o garoto de uma turma da 6ª série, afirmando que passou a adiantar para o aluno, em cada aula, o conteúdo que seria ensinado no dia seguinte. Com isso, o adolescente passou a participar mais ativamente, mostrando assim que é capaz de aprender, conquistando o respeito e a admiração dos demais colegas de sala.

Caminho certo
“O caminho é focar as habilidades e a capacidade de aprender, pois quando o aluno participa das aulas e das atividades, exercita o seu papel de aprendiz, e contribui com o grupo, sendo assim valorizado pela turma”, afirmou Maria Aparecida, na reportagem da citada revista de circulação nacional.

Reação
/A matéria foi recebida com entusiasmo pela equipe da Secretaria de Educação de Cajazeiras, e a secretária Geneluza Dias avaliou que o programa de Educação Inclusiva implantado pela atual gestão do prefeito Léo Abreu, em parceria com o Ministério da Educação, tem dado bons resultados, revelando ainda que já são quatro escolas do município com salas de ensino especializado.

“Antes esse programa funcionava precariamente apenas na escola do CAIC, mas em apenas um ano da atual gestão, já atendemos alunos com necessidades especiais em quatro escolas, e vamos aumentar este ano, esse número, numa boa parceria com o Governo Federal”, declarou a secretária.

Enaltecimento
Geneluza Dias também enalteceu o trabalho da equipe coordenadora desse programa na cidade de Cajazeiras, e as ações pedagógicas dos professores, cujo foco principal é possibilitar oportunidades para crianças e jovens com algum tipo de deficiência desenvolver suas habilidades.

Da Redação do Diário do Sertão
Com informações do Gazeta

Tags:
Recomendado pelo Google: