header top bar

section content

Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza curso de capacitação em Monte Horebe

Os interessados podem se informar e solicitar inscrições gratuitamente.

Por Diário do Sertão

03/04/2018 às 15h46

Funesc realiza curso de capacitação no município

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove nestas quarta e quinta-feiras (4 e 5) mais uma edição do curso de capacitação para profissionais que atuam no âmbito de bibliotecas públicas no Estado.

O treinamento será na cidade de Monte Horebe, no sertão da Paraíba, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Os interessados podem se informar e solicitar inscrições gratuitamente pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Secretaria de Educação do município.

A coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas na Paraíba (SNBP-PB), a bibliotecária Cybelle Macedo, é a responsável pela atividade que, desta vez, conta com parceria da prefeitura de Monte Horebe.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor.

O treinamento é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade. O município de Ouro Velho, por exemplo, foi contemplado com a ação, chegando a receber participantes de cidades vizinhas como Amparo (PB), Prata (PB) e Tuparetama (PE).

Os interessados podem se informar e solicitar inscrições gratuitamente

Os municípios de Sapé e Guarabira também receberam o treinamento por meio de parcerias entre a Funesc e as respectivas prefeituras. A diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista, Cybelle Macedo, explica que esse critério de limitar a quantidade de pessoas é uma forma de atender melhor aos participantes, sobretudo, nas aulas práticas.

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação.

O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo.

Os interessados podem se informar e solicitar inscrições gratuitamente

A Biblioteca Juarez da Gama Batista (na Fundação Espaço Cultural da Paraíba) exerce hoje um papel de destaque em toda a Paraíba por assumir a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional. Através do sistema, dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico.

Serviço:
Curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas

Data: 4 e 5 de abril

Cidade: Monte Horebe (PB)

Local: Rua Pedro Moreno Gondim, 220, Centro

Hora: das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

Inscrições: [email protected] ou presencialmente, na Secretaria de Educação

Realização: Governo do Estado / Funesc

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: