header top bar

section content

Polêmica: Filha zomba de pessoas com câncer e mãe raspa a cabeça da filha pra ela sentir na pele a doença

A lição foi uma resposta à atitude preconceituosa da filha adolescente.

Por Campelo Sousa

28/08/2016 às 17h55

Mãe enlouquecida corta o cabelo da filha (Foto: reprodução)

Neste mundo onde a solidariedade aos dramas alheios está sendo substituída pelo preconceito e pela intolerância, há quem lance mão das formas mais antigas para educar as crianças: a lei do “olho por olho, dente por dente”.

Esse foi mais ou menos o raciocínio de uma mãe que não teria perdoado a péssima atitude da filha adolescente. O Crime da garota foi ter cometido bullying contra uma criança que perdeu os cabelos por conta do tratamento de quimioterapia contra o câncer.

A pedagogia do “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você” foi levada ao extremo pela mãe, que não teve dúvidas: raspou todo o cabelo da criança e ainda filmou tudo.

Desesperada, a garota chora bastante, mas não oferece resistência. O vídeo rapidamente ganhou as redes sociais e agora levanta um debate que pode ser resumido na seguinte pergunta: vale tudo para educar e incutir valores morais nas crianças?

E ainda: tem horas que só conversar não resolve e é preciso usar algum tipo de castigo mais contundente?

A questão é polêmica. Certamente muitas pessoas defendem métodos ortodoxos e mais rigorosos para educar desde logo cedo as crianças, impedindo que se tornem adultos antiéticos e de caráter duvidoso.

Outras pessoas com certeza classificariam a atitude desta mãe como extrema e desnecessária, argumentando que o diálogo é a melhor arma para criar os filhos. E também que pagar com a mesma moeda não educa, mas, sim, traumatiza e afasta.

Vale lembrar que violência física e psicológica é condenada pela chamada Lei da Palmada, Lei 13.010, criada em 2014. A legislação federal diz que tanto a criança quanto o adolescente têm o direito de serem educados sem castigos físicos e sem a utilização de corretivos cruéis, humilhantes ou degradantes.

A legislação ainda recrimina a violência psicológica como forma de correção e disciplina, asseverando que quem dispõe da guarda de menores tem o dever de cuidar deles, tratá-los, educá-los e protegê-los.

E você, o que faria se estivesse nesta situação? Você também exporia sua filha ou filho dessa forma?

Blastingnews

Tags:
Recomendado pelo Google: