header top bar

section content

E PODE? Sexo na menstruação: prática pode aumentar prazer feminino e até aliviar cólicas

Manter relações sexuais durante período menstrual pode ser um tabu para muitos, mas especialistas esclarecem dúvidas e dão dicas para a prática

Por Redação Diário

03/06/2017 às 18h24

Sexo durante a menstrual pode aumentar o prazer da mulher (Foto: Thinkstock/Getty Images)

Sexo combina com menstruação? Para muitos casais, transar durante este período ainda é um tabu. Há quem considere a prática pouco higiênica ou, simplesmente, não se sinta à vontade com o parceiro durante o período menstrual.

O que esses casais ainda não descobriram é que o sexo durante a menstruação pode, sim, ser um momento mágico. Inclusive, segundo especialistas, algumas mulheres apresentam uma sensibilidade que pode aumentar ainda mais o prazer durante esses dias.

Entretanto, segundo o médico e psicólogo Roberto Debsk, transar durante o período menstrual requer os cuidados de qualquer relação e há um risco de contaminação caso a mulher tenha alguma doença sexualmente transmissível. “O risco de contaminação do parceiro aumenta neste período se ele não estiver usando preservativo pois terá contato direto com o sangue”, comenta.

Incômodo x solução
Algumas mulheres, de acordo com ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, podem sentir desconforto durante o sexo. “Mas, ao contrário do que se pensa, isso não facilita a infecção pélvica”, esclarece.
Já para outras, transar durante o ciclo pode ser um remédio. “A relação durante a menstruação pode aliviar sintomas incômodos como a cólica e a tensão, pois durante o orgasmo, o corpo libera substâncias que trazem relaxamento e bem-estar”, explica Debsk.

Posso engravidar?
Segundo Élvio, o lado positivo do sexo durante o período menstrual é que praticamente não há chances da mulher engravidar, principalmente nos primeiros dias do ciclo. Segundo o especialista, além dela estar longe do período fértil, o endométrio não está preparado para uma gravidez.

Apesar disso, Roberto alerta. “O cuidado para não engravidar também deve ser mantido nas relações que ocorrem durante o período menstrual. É pouco comum, mas não é impossível ocorrer uma gestação após uma relação neste período”, explica. Isso porque os espermatozoides masculinos podem permanecer vivos no corpo da mulher por cerca de 72 horas. Ou seja, uma mulher que tenha o ciclo irregular ou mais curto, pode ovular poucos dias após o fim do ciclo menstrual.

Manter relações sexuais durante o ciclo menstrual podem aumentar ou diminuir cólicas (Getty Images)

Prazer
Alguns trabalhos científicos mostram que muitas mulheres sentem mais prazer durante o período menstrual, mas não existe nenhuma causa hormonal que explique isso. “Outras mulheres sentem aversão ou falta de desejo neste período”, conta Roberto.

Segundo os profissionais, existem alguns cuidados que devem ser tomados pelas mulheres após as relações nesse período para evitar possíveis cistites – infecções bacterianas na bexiga ou no trato urinário inferior. Elas devem fazer a higiene íntima e urinar para esvaziar a bexiga.

Tabu
Para Élvio, o sexo durante a menstruação é um tabu que ainda existe, mas o casal deve ser informado que pode manter relações durante o mês todo. “Este é o momento mágico do casal e a correta informação é fundamental para a tranquilidade do relacionamento”, finaliza.

FONTE: ig

Tags:
Recomendado pelo Google: